Jornal do Carro
A nova geração da Volkswagen Amarok teve novos desenhos industriais divulgados que revelam uma versão inédita com cabine simples. Desde que estrou globalmente, em janeiro de 2010, a picape média da marca alemã nunca ofereceu esta configuração. Dessa forma, o modelo naturalmente terá foco no público que utiliza picapes para o trabalho. Por isso, a VW Amarok aparece com visual mais simples, além de contar com pacote básico de tecnologias.
Em relação ao estilo, a variante perde muitos componentes da nova geração. Os para-choques, por exemplo, não seguem a cor da carroceria e descartam detalhes cromados. Portanto, o acabamento é preto, bem como a grade frontal, que tem aparência mais simples. Mesmo sem confirmações, é de se esperar que os faróis tenham conjuntos ópticos mais básicos, sem assinatura de LEDs. Por fim, na versão cabine simples, não há faróis de neblina.
Nas laterais, é possível ver que as caixas de rodas seguem o mesmo visual dos faróis. Ou seja, mantém o contorno em preto. Mas, o principal foco de atenção vai para a caçamba, que terá um maior volume e capacidade de carga. Vale dizer que, até o momento, a VW não divulgou as medidas oficiais do modelo. Por fim, na traseira, as lanternas perdem o LED e tem um visual menos moderno, bem parecidas com as da nova Ford Ranger, na qual a Amarok se baseou. Os desenhos também não mostram o nome da picape em extenso na tampa da caçamba.
Interior perde recursos
Como é de se esperar, a versão simples da VW Amarok deve contar com o básico quando o assunto é tecnologia. Afinal, esse não é o foco. Dessa forma, perderá a central multimídia de 12 polegadas, que deve ser substituída por uma de 10”. Nenhuma imagem do interior foi divulgada até o momento. Mas, a picape também deve perder o revestimento de couro nos bancos e o cluster digital. Em relação ao pacote de assistência ao motorista, o utilitário não deve contar com muitos equipamentos, perdendo itens como monitoramento de ponto cego, câmeras 360°, entre outros.
Motor turbodiesel
Sob o capô, parece que não haverá mudanças. No entanto, tudo depende do mercado. Para essa versão, serão duas opções, entre as quatro oferecidas na nova geração. O primeiro é o mais básico. Trata-se do 2.0 turbodiesel de quatro cilindros, que entrega 148 cv de potência. Além dele, há também uma configuração com 170 cv. Já o câmbio deve ser o manual com cinco velocidades, ou o automático com 6 marchas.
Não vem ao Brasil
Importante lembrar que, como antecipado pelo Jornal do Carro, a nova Amarok não vira ao mercado brasileiro. Ela terá produção conjunta com a Ford Ranger na África do Sul. Assim, o objetivo é comercializar em países do Oriente Médio, Ásia e nos Estados Unidos. Dessa forma, por ora, o Brasil receberá somente uma atualização da geração atual da picape que, segundo a montadora alemã, terá alterações de design, segurança e tecnologia. (Jornal do Carro/Jady Peroni)