AutoIndústria
Os números ainda não são os oficiais da Fenabrave, mas é certo que o mercado de veículos leves segue em queda de dois dígitos no acumulado deste ano em relação a 2021. Fonte do mercado automotivo revela um pouco mais de 1.020.000 emplacamentos de janeiro a julho, o que representa queda acima de 12% sobre total de quase 1.164 mil unidades comercializadas no mesmo período do ano passado.
Tanto Fenabrave como Anfavea já revisaram metas de crescimento para este ano, estimando algo mais próximo a um empate para o mercado interno. A entidade que representa os concessionários estima, inclusiva, pequeno decréscimo de 0,5% nas vendas de automóveis e comerciais leves, para 1,55 milhão de unidades.
Os números de julho (169,6 mil licenciamentos) foram 4% superiores aos de junho (166,2 mil) e também maiores que os do mesmo mês do ano passado (162,4 mil). Mas ficaram abaixo de maio, quando o setor comercializou mais de 174 mil veículos leves. No acumulado dos sete primeiros meses, a Fiat segue firme na liderança, com 222,9 mil emplacamentos e 21,7% do mercado.
A General Motors, em segundo lugar, detém apenas 14%, com 143,8m mil emplacamentos, e a Volkswagen, em terceiro, tem fatia de 12,2% e 125 mil licenciamentos.
Com relação dos modelos, a Fiat também lidera o ranking dos veículos leves com a picape Strada, que totalizou quase 62 mil emplacamentos nos primeiros sete meses do ano. O vice-líder é o Hyundai HB20, com 51 mil licenciamentos. Na sequência aparecem o Chevrolet Onix (42,7 mil unidades), o VV T-Cross (36,4 mil) e o VW Gol (35,5 mil), seguindo bem de perto pelo Jeep Compass (35,4 mil). (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)