Jornal do Carro
O Chevrolet Cruze, presente há mais de uma década no Brasil, está próximo do fim de linha. Ele ainda vem da Argentina nas versões hatch e sedã. Mas, com a disparada dos SUVs nas vendas, o modelo não terá uma nova geração. Entretanto, surgiu na China um novo SUV “perfeito” para substituir o médio no país vizinho. O Chevrolet Seeker tem o mesmo tamanho de modelos como Jeep Compass, Honda ZR-V e Toyota Corolla Cross. Ou seja, pode ser uma aposta certeira da marca da gravata dourada para um dos segmentos que mais cresce no mercado brasileiro.
Por ora, o novo modelo – que foi desenvolvido em parceria com a fabricante SAIC – aparece como um SUV exclusivo do mercado chinês. No entanto, a imprensa norte-americana já considera sua oferta também nos Estados Unidos. De acordo com a Chevrolet, ele é um modelo intermediário no portfólio. Dessa forma, ficará posicionado entre o Tracker e o Equinox.
Para se ter uma ideia, em relação a tamanho, são 4,54 metros de comprimento por 1,82 m de largura. Por sua vez, a altura fica em 1,56 m e a distância entre-eixos em 2,70 metros. Ou seja, maior que o Tracker, o Chevrolet Seeker surge como um SUV médio para a faixa dos R$ 150 mil caso venha ao Brasil, o que pode acontecer. Segundo as informações, o SUV já deve começar a ser vendido na China nos próximos meses. Os preços por lá ainda serão anunciados.
SUV robusto
Em termos de estilo, o Chevrolet Seeker traz uma aparência imponente. Ele se destaca pelos faróis de LEDs divididos em dois níveis, bem como pela grade ampla, que conta com um desenho em “X” cromado. O conjunto, inclusive, forma bumerangues na direção das luzes de neblina. A dianteira é alta, mas o que chama a atenção é o porte mais esguio, que sugere boa aerodinâmica e desempenho. Visto de frente, está mais para um crossover que para um SUV.
Atrás, as lanternas possuem um formato de “C” e ficam em posição elevada. Assim, realçam a musculatura do modelo. O para-choques é alto e os vincos do porta-malas trazem maior sofisticação ao SUV. Ainda, há um skidplate com acabamento em preto brilhante que transmite sofisticação. Já o vidro do vigia é levemente inclinado, para dar essa silhueta inspirada nos cupês. Nas versões mais baratas, as rodas são de aro 17 em dois tons. Contudo o Seeker terá a variante RS mais esportiva (que está nas imagens), que vai contar com rodas de 18″, além do teto preto e os emblemas da versão.
Cabine moderna
Por dentro, o visual mais esportivo continua. O destaque fica para as duas telas de 10,25 polegadas. Uma é o painel de instrumentos 100% digital, enquanto a outra é a central multimídia levemente inclinada para o lado do condutor. De acordo com a marca, há conexão sem fio para o sistema Apple CarPlay, mas o Android Auto não foi mencionado. Além disso, há um carregador por indução para smartphones e sistema de som premium Tune Dynamic.
No mais, o SUV conta com bancos elétricos, que são equipados com ventilação e aquecimento. Em relação a estética, exibem costuras em vermelho, mesma cor presente em detalhes do painel, o que realça a proposta esportiva. Por fim, há um teto solar panorâmico.
Motor 1.5
Para fazer jus ao visual arrojado, o Chevrolet Seeker terá o mesmo 1.5 turbo a gasolina do Equinox. O motor de quatro cilindros com injeção direta produz 180 cv de potência e promete oferecer um bom desempenho ao SUV, garantindo uma velocidade máxima de 205 km/h. O câmbio é automático do tipo CVT. No mercado norte-americano, deverá ter tração integral. (Jornal do Carro/Jady Peroni)