Frota & Cia
O Brasil é o primeiro no ranking mundial de crescimento das compras online com 22,2% no ano de 2022, e um crescimento estimado de 20,73% ao ano, entre 2022 e 2025. O movimento foi observado em todo o mundo, principalmente com a pandemia e as lojas físicas fechadas.
O estudo foi divulgado pela plataforma de cupons de descontos online, a CupomValido, com dados da Statista sobre as vendas no e-commerce. De acordo com esse estudo, o Brasil possui uma expectativa de crescimento quase duas vezes maior que a média mundial (11,35%), e acima até de países como o Japão (14,7%), o Estados Unidos (14,55%) e a França (11,68%).
Os fatores cruciais para influenciar o forte crescimento das vendas online no Brasil foram a pandemia e o índice de penetração de compras online. No caso da pandemia, como já mencionado anteriormente, o fechamento das lojas físicas. Em conjunto, a facilidade nos métodos de pagamentos (como o PIX) e as entregas rápidas (diversas lojas com entregas em 1 dia útil).
Já o índice de penetração do e-commerce, ainda é relativamente baixo no Brasil. Segundo a pesquisa, no Reino Unido, 84% das pessoas realizaram pelo menos uma compra nos últimos 12 meses. Nos Estados Unidos e no Japão, em ambos os países a taxa foi de 77%. E na Alemanha, foi de 74%. Como boa parte da população, principalmente destes países desenvolvidos, já realiza frequentemente compras online, a taxa de crescimento em potencial tende a ser menor nos próximos anos.
Em contrapartida, no caso do Brasil, apenas 49% da população realizou ao menos uma compra online no último ano. Isto explica o potencial significativo de crescimento que o Brasil ainda possui, ao comparar com os outros países. (Frota & Cia/Priscila Ferreira)