Truck & Bus Builder América do Sul
A venda de caminhões por intermédio de consórcio atingiu o volume de 19.930 unidades no primeiro semestre deste ano, com crescimento de 34,5% sobre o total registrado no mercado interno no mesmo período de 2021. Esse volume corresponde a um caminhão vendido por consórcio a cada três unidades comercializadas no País.
Na categoria de veículos pesados, a venda de novas cotas teve o crescimento de 47,7% no semestre, totalizando 119.840 adesões sobre as 81.119 unidades efetuadas no mesmo período de 2021.
Segundo a ABAC, todos os indicadores do segmento, que envolvem caminhões, ônibus, tratores, máquinas agrícolas e implementos rodoviários permaneceram em alta, o que índica a forte evolução do transporte e da agricultura no País.
Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, considera que a modalidade de venda pelo sistema de consórcio foi responsável por um importante acesso de veículos pesados no mercado brasileiro, especialmente na atividade de transporte e do agronegócio por proporcionar, de forma econômica e planejada, a renovação ou a ampliação de frotas, o que resultou no índice de a cada três caminhões negociados no mercado interno um foi adquirido pela modalidade.
Rossi acrescentou que o agronegócio, fundamental para a economia, passou a fazer uso das vantagens do sistema para a aquisição de equipamentos. O presidente da ABAC comentou que, no semestre, os indicadores atestaram a importância do consórcio na economia nacional, especialmente no segmento de veículos pesados. (Truck & Bus Builder América do Sul)