AutoIndústria
Há exatas trêssemanas a Kia iniciou as vendas da quinta geração do Sportage no Brasil, a primeira com motorização híbrida. Nesta quinta-feira, 28, durante o lançamento oficial do SUV, em Araxá, MG, a marca revelou que as cerca de 250 unidades iniciais já foram todas negociadas e que um segundo lote do SUV está sendo aguardado para agosto.
Essa é a boa notícia para os interessados no novo utilitário esportivo que tem design, tecnologia e nível de conteúdo que o colocam em posição de destaque dentro de sua faixa de preço e diante de concorrentes de peso, como o Jeep Compass, líder do segmento.
A má notícia é que essa segunda leva do Sportage será mais cara. A diferença a desembolsar é de exatos R$ 5 mil nas duas versões importadas da Eslováquia: a EX agora sai por R$ 225 mil e a EX Prestige, por R$ 260 mil.
José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil, enfatizou, porém, que o aumento poderia ter sido até maior, caso a empresa repassasse a variação cambial verificada desde que os preços iniciais do novo Sportage foram sugeridos às 78 concessionárias da marca, há p ouco mais de um mês.
“Nesse período, o dólar valorizou em torno de 8% e estamos repassando 2%. Não tínhamos como segurar”, justificou o executivo, que não acredita em um recuo no curto prazo da cotação da moeda norte-americana para um patamar inferior.
Se o dólar valorizado não ajuda os negócios, a produção restrita do modelo na Europa é um fator ainda mais preocupante. A falta de componentes limitará a oferta do Sportage híbrido nos próximos meses, admite Gandini.
Contra as cerca de 400 unidades mensais que imagina serem necessárias para dar conta da esperada demanda do SUV, o executivo dá como certo o recebimento de 250 veículos em agosto e não tem certeza do que conseguirá embarcar nos meses seguintes para o Brasil.
Por o conta disso, afirma, não consegue estimar volume de vendas do SUV este ano. Temos outros carros faturados em fevereiro e que até agora não recebemos”, ilustra Gandini. No ano passado, 1,2 mil Sportage chegaram às ruas brasileiras, cerca de 20% dos mais de 5 mil veículos vendidos pela marca.
De janeiro a junho de 2022 a Kia negociou 2.282 automóveis e comerciais leves no mercado brasileiro, 5,7% a mais do que em igual período do ano. Metade desse volume, do caminhão leve Bongo, fabricado no Uruguai em parceria com a Nordex. Do Stronic, primeiro modelo híbrido da marca aqui, foram vendidas 480 unidades.
“Os números estão ridículos. Está complicado. Temos carros faturados em fevereiro e que até agora não recebemos”, lamenta Gandini, que ainda assim calcula que poderá acumular vendas de 7 mil ou até – na melhor das hipóteses, caso consiga volumes mais expressivos do Sportage – de 8 mil veículos em 2022, o que representaria uma evolução e tanto sobre o ano passado.
Mesmo diante desse quadro de incertezas, sobretudo de volumes, a Kia tem programado para setembro o lançamento de outro híbrido, o Niro. Gandini assegura que só não trará outros SUVs compactos que a marca dispõe na Coreia por ainda não disporem de motorização híbrida, tecnologia que será necessariamente adotada em toda a linha no Brasil junto com o primeiro modelo integralmente elétrico, o EV6.
As duas versões da linha 2023 do SUV têm conjunto propulsor que inclui motor 1.6 litro turbo a gasolina e bateria de 48 volts, capaz de gerar 180 cavalos de potência e acoplado à transmissão automática é de 7 velocidades. É o segundo carro híbrido da marca negociado aqui. O primeiro, o Stonic, já acumulou 416 unidades licenciadas nos primeiros cinco meses de 2022.
A Kia Brasil optou por oferecer um pacote bastante recheado de itens de segurança nas duas versões de acabamento, mas em particular na EX Prestige.
São de série na versão topo, por exemplo, ar-condicionado digital automático, banco do passageiro com ajustes elétrico, revestimento dos bancos em couro, bancos dianteiros com ventilação, carregador de celular por indução, display integrado curvo com duas telas de 12.3”, multimídia, tampa do porta-malas com acionamento elétrico e abertura programável e teto solar panorâmico.
A EX Prestige tem ainda vários recursos ADAS, como assistente para prevenção de colisão frontal, incluindo conversão em cruzamentos, câmeras de visão 360°, monitor de ponto cego, piloto automático adaptativo com sistema start-stop, dentre outros itens, alguns deles também presentes na opção de entrada EX. (AutoIndústria/George Guimarães)