Parque automotivo

Gazeta de Piracicaba

 

Há uma década, Piracicaba conta com um Parque Automotivo, localizado no bairro Santa Rosa, próximo ao Distrito Industrial Uninorte e ao Parque Tecnológico. Liderado pela Hyundai Motor Brasil, responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta, o Parque conta com uma rede de empresa satélite que compõe a sua cadeia produtiva e que gera milhares de empregos diretos e indiretos. A montadora coreana conta com 2,8 mil colaboradores.

 

Piracicaba foi escolhida por oferecer mão de obra de qualidade, boa infraestrutura e um parque de fornecedores locais já instalados e de elevada competência técnica. Instalada em uma área de área total de 1.390.00m², sendo 130.600m² de área construída, a Hyundai tem capacidade de produção de 180 mil carros por ano, o que equivale a 36 carros por hora, de acordo com informações no site da empresa.

 

Na área da fábrica também ficam o primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai Motor Group no hemisfério sul, três fornecedores: Hyundai Steel, Hyundai Mobis e Hyundai Dymos, além de uma pista de testes de três quilômetros de extensão onde 100% dos carros produzidos são testados.

 

Recuperação ambiental

 

Em 2020, a Hyundai foi a primeira empresa de Piracicaba a iniciar o projeto de reciclagem de bitucas de cigarros. As bitucas recolhidas são transformadas em uma massa celulósica e esse material descontaminado é misturado com compostos orgânicos e resíduos vegetais e serve de adubo para plantas em projetos de recuperação ambiental. O restante é transformado em cadernos e blocos de papel.

 

Neste ano, a Hyundai Motor Brasil foi reconhecida durante a 28ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, pelo projeto vencedor “Melhorias nos processos produtivos visando à conservação de energia”. Com o projeto apresentado, a Hyundai tem como objetivo otimizar a utilização de gás natural e energia elétrica, evitando o desperdício destes insumos, reduzindo custos, bem como aumentando a vida útil de equipamentos.

 

Para isso, foram selecionados os processos de pré-aquecimento das estufas do departamento de Pintura, os compressores utilizados pelo departamento de Facilities & Utilities, as prensas do departamento de Estamparia e o sistema de iluminação viário e das pistas de testes de veículos. (Gazeta de Piracicaba/Ana Cristina Andrade)