JAC Motors apresenta o furgão elétrico E-JV para a ‘última milha’

Estradão

 

O mercado de veículos elétricos continua a avançar rapidamente no Brasil, sobretudo o de modelos de carga menores, que podem circular nos centros urbanos. Pois a JAC Motors lança no País o furgão E-JV 5.5, com capacidade volumétrica de 5,5 m³ e 805 kg de carga útil. O modelo tem peso bruto total (PBT) de 2,8 toneladas e traz motor elétrico de 204 cv e 30,1 mkgf de torque. Além disso, a bateria tem 50,2 kWh de capacidade e a autonomia alcança 300 km.

 

Todavia, se o furgão E-JV 5.5 for conduzido no modo ECO – sistema que aumenta a regeneração de carga nas desacelerações e frenagens – essa autonomia aumenta. Com o ar condicionado desligado, a JAC fala em 350 km de alcance.

 

Lista de equipamentos

 

O pequeno furgão é equipado de série com transmissão direta, ar-condicionado e trio elétrico. E ainda conta com regulagem de altura do volante, sistema Auto Hold, que mantém os freios travados ao parar em um semáforo, por exemplo. Dessa forma, poupa componentes do freio. Esse sistema auxilia também na partida em rampa.

 

Ademais, o E-JV 5.5 conta com sensor de pressão dos pneus (TPMS), sensor de obstáculos traseiro, luzes de neblina dianteiras e traseiras e rodas de alumínio de 15″. A bordo, tem multimídia com tela de 10,25″ que permite espelhar o celular. Além disso, o motorista pode baixar aplicativos como Waze e Google Maps. O equipamento incluí câmera de ré.

 

Primeiras impressões

 

O novo JAC E-JV 5.5 traz um interior bem rebuscado, até mesmo frente aos irmãos maiores. Além de um painel com material mais nobre, imitando madeira e couro. Todos os comandos ficam à mão do motorista. Esse padrão superior de acabamento faz sentido, já que o veículo vai disputar mercado com os elétricos Citroën e-Jumpy, Peugeot e-Expert e Fiat e-Scudo.

 

Por sinal, os concorrentes contam com baterias de 100 kWh e autonomia para 330 km. Além disso, são mais caros e partem de R$ 329.990.

 

Nossa primeira impressão ocorreu nas ruas estreitas da região de Osasco. Ou seja, no “habitat natural” do pequeno furgão. E ele entrega bom comportamento, mesmo vazio. É fácil de manobrar graças à direção elétrica, que é leve mesmo na hora de ao estacionar. Vale dizer que a câmera de ré faz total diferença e, com ótima imagens, traz visão completa da traseira.

 

Mas o torque é o seu maior predicado. Vazio, o furgão elétrico responde rapidamente às solicitações do acelerador. Porém, sem consumir muita energia. Ou seja, mesmo a 50 km/h, o modelo roda no modo eficiência, segundo indicação do computador de bordo.

 

Importante ressaltar que, em marcha nessa velocidade com o ar condicionado ligado, o nível de ruído foi de apenas 51 decibéis. Isso, claro, porque a aferição foi feita em uma rua tranquila da região. Ou seja, sem a interferência de outros veículos.

 

Um mercado em expansão

 

De acordo com o presidente da JAC Motors, Sergio Habib, o modelo tem todos os predicados para ser bem-sucedido no País. Isso por causa das ações crescentes de ESG das empresas de transporte. E o momento crescente do e-commerce.

 

“No segmento de veículos comerciais, o E-JV 5.5 será bem vendido, visto que o segmento está em franca expansão. Além disso, criamos um posicionamento de preços bem agressivo. Por isso, estimamos vender cerca de 300 unidades neste ano”, diz Habib.

 

Para o ano que vem, o executivo prevê 600 unidades do novo veículo. Vale ressaltar que o E-JV 5.5 destina-se às operações de última milha. Assim, seu público-alvo será o grande embarcador. O Mercado Livre deve avaliar o modelo para a sua frota.

 

Entretanto, Sergio Habib enxerga oportunidade de venda para transportadoras menores, mas que rodam bastante, inclusive em operações interurbanas de curtas distâncias. O furgão E-JV 5.5 chega em novembro, mas, a partir da última sexta-feira (29), já tem reservas.

 

JAC aposta no mercado de elétricos comerciais

 

O furgão é o quinto veículo comercial 100% elétrico e alimentado por baterias que a JAC Motors traz ao mercado brasileiro. Ela estreou no segmento com o iEV1200T, que já vendeu 600 unidades em 2021 e, neste ano a JAC, tem projeção de mais 1.000 emplacamentos. O caminhão é oferecido ao mercado com PBT de 8,5 t.

 

Segundo Habib, o sucesso de vendas se deve às demandas mais rígidas de grandes corporações com relação às políticas de ESG. Não por acaso, 80% das vendas do iEV1200T são direcionadas aos embarcadores.

 

Ademais, há ainda o VUC iEV350T de 7,5 t de PBT, o furgão maior iEV750V, de 12 m³ de capacidade volumétrica. Assim como a van iEV750Vip, para 14 passageiros. Juntos, a JAC vendeu 300 unidades. E no próximo ano, a marca espera chegar a 700 unidades.

 

JAC traz novidades na Fenatran

 

A JAC Motors vai ampliar sua presença no mercado de caminhões elétricos. E promete trazer mais três novos modelos que serão apresentados na Fenatran 2022. A maior feira de transporte da América Latina ocorre entre os dias 7 e 11 de novembro, no São Paulo Expo. Entre as novidades a chinesa vai apresentar um modelo com PBT superior ao do caminhão iEV1200T. (Estradão/Andrea Ramos)