Ferrari se prepara para lançar primeiro carro elétrico esportivo em 2025

Mundo Conectado

 

A Ferraria é uma das montadoras tradicionais que mais está investindo na eletrificação da sua frota, inclusive já tendo lançado o primeiro modelo híbrido no ano passado. Agora a empresa está focando em lançar seu primeiro veículo totalmente elétrico, que deverá chegar em 2025 e deverá trazer a essência dos veículos esportivos da empresa em um modelo sem motor a combustão.

 

Atualmente a montadora de Maranello já está bastante avançada no projeto do seu primeiro carro totalmente elétrico, que deverá ser um mais pesado que os veículos atuais da empresa. Essa carga extra se dá pelos componentes dos EVs, como componentes e baterias, mas mesmo assim o CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, afirmou à CNBC que o modelo ainda continuará sendo uma Ferrari.

 

Na entrevista para o portal de notícias, o chefe da montadora afirmou que atualmente o modelo já conta com 100 quilos a mais que um veículo comum com o mesmo tipo de potência. Segundo ele, isso não deverá ser um problema pois seus engenheiros possuem uma “compreensão profunda da dinâmica do veículo”, conseguindo criar um veículo único mesmo utilizando os mesmos chips e componentes usados por outras montadoras.

 

Um dos pontos que a fabricante italiana está focando para se destacar das rivais são as suas baterias, com a empresa fazendo as suas internamente em Maranello. Com isso, ela poderá não só procurar diminuir o peso dos seus modelos, mas também oferecer tecnologias únicas para os seus carros.

 

Modelos elétricos serão maioria em 2026

 

Junto com o primeiro EV totalmente elétrico, a Ferrari também está planejando eletrificar 60% da sua frota até 2026, com apenas 40% dos veículos sendo totalmente a combustão. A empresa não especificou muito seus planos, mas afirmou que nos próximos anos a maioria dos seus carros serão híbridos ou totalmente elétricos.

 

Para conseguir isso, a montadora italiana pretende oferecer até três powertrains com experiências totalmente diferentes de condução, inclusive utilizando tecnologias de carros de F1 e outros modelos de corridas. (Mundo Conectado/Willian Ferreira)