Hyundai revela esportivo elétrico a hidrogênio com visual retrô de 1974

Jornal do Carro

 

Após chamar a atenção com dois protótipos no início do ano, a Hyundai apresentou um novo carro conceito, o N Vision 74. O modelo logo surpreende pelo visual retrô, inspirado no Pony Coupé de 1974, que foi projetado por ninguém menos que Giorgetto Giugiaro, ícone do design automotivo. Mas o esportivo vai além e traz a última geração do sistema elétrico movido a hidrogênio, que continua a ser uma aposta da montadora para o futuro.

 

Dessa forma, o N Vision 74 não apenas mostra novos conceitos visuais da Hyundai, como também antecipa um pouco das próximas tecnologias da marca. Mas o estilo é realmente o aspecto mais marcante do modelo. Ele é bastante fiel ao estilo cupê do Pony criado por Giugiaro quase cinco décadas atrás. Mas ele não é pequeno, e tem 4,9 metros de comprimento por 1,95 m de largura, só 1,30 m de altura e longos 2,90 m de entre-eixos.

 

Sob o capô

 

A Hyundai apresenta um sistema ainda experimental. O protótipo traz um conjunto híbrido a hidrogênio. Ou seja, combina um motor elétrico alimentado por célula de combustível. De acordo com a fabricante sul-coreana, o sistema oferece maior eficiência de refrigeração. Com isso, tem melhor aproveitamento do torque e do sistema de tração. Por fim, a montadora diz que a tecnologia entrega mais equilíbrio e experiência em curvas.

 

Na prática, o tanque de hidrogênio leva cinco minutos para reabastecer. Por sua vez, a bateria, que possui 62,4 kWh, tem capacidade de carregamento rápido de 800V. Assim, tem supera 600 km de autonomia. Quanto ao desempenho, o conjunto oferece 680 cv de potência e 91 mkgf de torque máximo. Já a velocidade máxima é de 250 km/h.

 

Visual retrô

 

No design, o N Vision 74 se inspirou no Pony original, mas trazendo uma cara mais moderna. Não há imagens do interior. No entanto, o destaque, segundo a Hyundai, fica para o painel. Ele combina botões analógicos com um quadro de instrumentos digital. Já no exterior, a dianteira traz um para-choque grande e faróis “pixelados”, bem como na traseira, que tem as lanternas conectadas. Além disso, destaque para o enorme aerofólio.

 

“O design orientado para o futuro do N Vision 74 reflete o respeito e apreço que temos pela dedicação e paixão que entraram no conceito Pony Coupe”, disse SangYup Lee, vice-presidente executivo e chefe do Hyundai Design Center.

 

Rumo a eletrificação

 

Em 2021, o grupo sul-coreano anunciou investimento de US$ 7,4 bilhões (R$ 40 bi) até 2025 para desenvolver novos carros elétricos e programas de mobilidade. Além disso, vai ampliar a rede de postos de recarga com hidrogênio nos Estados Unidos. Em 2020, a fabricante foi a que mais apostou no hidrogênio como fonte de energia para veículos elétricos. Assim, entregou sete de cada 10 automóveis com esta tecnologia com o crossover Nexo. (Jornal do Carro/Jady Peroni)

 

 

 

Panasonic investirá US$ 4 bilhões em fábrica de baterias de carros elétricos

 

Portal Terra/TechCrunch

 

A Panasonic quer expandir sua participação no setor automotivo. A gigante japonesa anunciou que pretende construir a maior fábrica de baterias para carros elétricos do mundo, investindo US$ 4 bilhões em uma instalação que será construída no Kansas, Estados Unidos. A empresa também vem trabalhando em uma bateria mais eficiente para a Tesla.

 

A nova fábrica da Panasonic, que produzirá baterias de íons de lítio para diversas montadoras de carros elétricos, deve ultrapassar a Gigafactory, localizada em Sparks, Nevada – essa já é uma das maiores fábricas de baterias do mundo. Portanto, fica bem claro o motivo da empresa precisar investir nada menos que US$ 4 bilhões.

 

O acordo representa o maior projeto de desenvolvimento econômico da história do Kansas, mais precisamente da região de Kansas City. Segundo a companhia, o empreendimento criará até 4.000 novos empregos.

 

Kazuo Tadanobu, presidente e CEO da Panasonic Energy, disse em um comunicado: “com o aumento da eletrificação do mercado automotivo, expandir a produção de baterias nos EUA é fundamental para ajudar a atender à demanda”.

 

Por enquanto, não há informações sobre quando a construção da fábrica será iniciada.

 

Panosonic e Samsung “brigam” pela Tesla

 

A empresa japonesa também vem desenvolvendo uma bateria mais eficiente para a Tesla. Esse novo componente, que deve ser entregue até o início de 2024, aumentará a capacidade de energia em cinco vezes, melhorando a autonomia dos carros em mais 15% e reduzindo os custos de produção.

 

No entanto, outra gigante já está de olho na empresa de Elon Musk: trata-se da Samsung. A sul-coreana iniciou uma linha de produção piloto de baterias com design cilíndrico que, em teoria, podem garantir a fabricação de 230 mil unidades de veículos elétricos com autonomia de 400 km. (Portal Terra/TechCrunch/Wagner Pedro)