Novo Creta Limited 1.0 turbo encara o Kicks Advance 1.6

Jornal do Carro

 

Os SUVS já respondem por 46,5% das vendas de carros novos no Brasil. Os compactos Hyundai Creta e Nissan Kicks, por exemplo, têm muito em comum, como as dimensões e o entre-eixos. Por isso comparamos as versões intermediárias, Limited 1.0 turbo do Creta, a R$ 130.090, e Advance 1.6 do Kicks, a R$ 130.190.

 

Os motores são flexíveis. O do Creta é 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta. O câmbio é automático de seis velocidades. O Kicks tem motor 1.6 de quatro cilindros que, para atender as novas regras de emissões, perdeu potência e agora gera até 113 cv. O câmbio é CVT e simula seis marchas.

 

Segundo o Inmetro, na estrada o SUV roda até 13,9 km com um litro de gasolina. O Creta faz 12,2 km/l no mesmo ciclo.

 

Nesta nova geração do Hyundai, um dos destaques é o bom isolamento acústico. O Nissan é prejudicado pelo câmbio CVT, que privilegia o conforto, mas faz o 1.6 roncar alto se o motorista acelerar forte.

 

O Kicks tem suspensão e direção mais firmes. Isso não é exatamente ruim, mas o Creta é mais dócil e agradável no dia a dia. Além disso, tem acabamento caprichado.

 

Os revestimentos do Nissan são modestos e o conteúdo realça a diferença. Um exemplo são os comandos do ar-condicionado, parecidos com os hatches de entrada. O Creta tem ar digital automático.

 

Além disso, no console traseiro há saídas de ventilação, porta USB e nicho para smartphones. No Nissan não há difusores de ar e porta USB atrás.

 

O Creta também traz carregador de celular por indução e multimídia com espelhamento sem fio com Android Auto e Apple Carplay. No Kicks, essa conexão requer o uso de cabo.

 

O Nissan contra-ataca com o porta-malas maior. São 432 litros, ante 422 l do rival.

 

Nos dois há seis airbags, ABS, controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas. Mas só o Creta tem discos nas quatro rodas – Kicks vem com tambor atrás. Em ambos, há rodas de liga leve de 17 polegadas.

 

Graças ao turbo, o Creta é mais esperto nas acelerações. Porém, abaixo das 1.500 rpm o 1.0 demora um pouco a responder. Em compensação, nas retomadas há boa força.

 

O Kicks também não é um esportivo. Mas o baixo peso garante alguma agilidade.

 

O Creta vai de a 100 km/h em 11,5 segundos e o Kicks, em 11,8 segundos. Na prática, essa diferença é imperceptível.

 

Por ser mais atual e bem equipado que o rival, o Hyundai Creta venceu este duelo. (Jornal do Carro/Diogo de Oliveira)