Jornal do Carro
A Audi finalmente começou a eletrificar os seus carros a combustão no Brasil. Nesta quinta-feira (7), a marca das quatro argolas apresentou os modelos da família A em versões híbridas leves no Festival Interlagos, que ocorre entre os dias 7 e 10 de julho. E a mudança não vem ao acaso ou por força do mercado. Na verdade, o trio A3, A4 e A5 recebeu sistemas híbridos para se adequarem aos novos limites de emissões do Proconve L7. Mas, além de diminuir as emissões, as modificações também trouxeram mais desempenho.
No caso do A3, o modelo mais vendido da montadora no Brasil, houve algumas atualizações importantes no propulsor 2.0 S lin TFSI S tronic. Contando com um sistema híbrido leve de 48 volts, o modelo agora oferece 204 cv de potência – ante aos 190 cv da geração anterior – e 30,5 mkgf de torque. Mesmo com as alterações, tanto o sedã quanto o Sportback, que estão disponíveis nas versões S Line e Performance Black, mantiveram a aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos. Bem como a transmissão S tronic de dupla embreagem e sete velocidades.
Ao contrário do irmão mais novo, o sedã médio A4 e o A5 Sportback permaneceram com um conjunto híbrido leve de 12V, que também sofreu alterações. Portanto, a partir de agora ambos também passam a entregar 204 cv. Contudo, o torque é um pouco maior, ficando na casa dos 32,6 mkgf. De acordo com a Audi, as mudanças tornaram os veículos mais eficientes. O A4, por exemplo, diminuiu a aceleração de 0 a 100 km/h de 7,3 segundos para 7,1 s. Já o A5 caiu de 7,3 s para 7,2 s. A transmissão segue a mesma de sete marchas.
A3 é recheado
As novas gerações do A3 sedã e Sportback foram apresentadas no Brasil em 2021 e são basicamente o mesmo carro, exceto pela diferença de volume no porta-malas. O hatch tem um compartimento interessante de 380 litros, enquanto o sedã comporta 425 litros no bagageiro. No design, o destaque fica para os faróis e lanternas Full LED, além da grade frontal mais robusta, entradas de ar maiores e rodas de liga leve aro 18.
Por dentro, ambos trazem de série uma central multimídia de 10,1 polegadas que fica voltada ao motorista e é sensível ao toque. Além disso, há também o exclusivo painel de instrumentos Audi Virtual Cocktip de 12,3”, que permite alternar entre diferentes modos de visualização. Na versão topo de linha, Performance Black, há toques esportivos nos bancos elétricos e um telo solar panorâmico. Na lista de opcionais, há os já conhecidos faróis LED Matrix, spoiler traseiro em carbono e conjunto de luzes ambiente.
A4 e A5 sem muitas novidades
O Audi A4 traz um ar mais elegante, mas não passou por mudanças no visual. Disponível nas versões Prestige e S Line, o sedã conta com faróis em LED e uma grade única na dianteira. No geral, a Prestige oferece sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bem como câmeras de ré e cinco modos de condução no Audi Drive Select. Enquanto isso, a S Line adiciona itens como, por exemplo, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos, controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa (LDWS), teto solar elétrico, ar-condicionado de 3 zonas e rodas de liga leve de 19”.
Por fim, o Audi A5 Sportback faz presença no mercado nacional com apenas uma versão, a S Line. Além das linhas musculosas e o caimento cupê, o modelo já traz de série os faróis Full LED Matrix, pacote de luzes ambientes e as rodas de 19 polegadas. Por dentro, o grande destaque fica para o volante multifuncional e o acabamento em alumínio texturizado, que traz bastante luxo ao sedã. Há também o pacote completo de auxílio ao condutor.
Vale dizer que a Audi disponibilizou o A4 e o A5 Sportback para o programa de assinatura Luxury Signature. Ambos os modelos já estão disponíveis na plataforma e podem ser locados por valores a partir de R$ 7.120 para o A4 e R$ 8.390 para o A5.
Veja os preços:
Audi A3
Sedã 2.0 S line: R$ 269.990
Sportback 2.0 S line: R$ 269.990
Sedã 2.0 Performance Black: R$ 289.990
Sportback 2.0 Performance Black: R$ 289.990
Audi A4
A4 Sedan Prestige 2.0: R$ 294.990
A4 Sedan S line 2.0: R$ 317.990
A5 Sportback
A5 Sportback S line 2.0: R$ 351.990
(Jornal do Carro/Jady Peroni)