Volkswagen entra para o negócio de baterias

AutoIndústria

 

O Grupo Volkswagen anunciou mais pilar em sua estratégia em vista à mobilidade elétrica. A companhia automotiva entra para o negócio global de baterias ao assentar, na quinta-feira, 7, pedra fundamental da primeira fábrica do grupo dedicada à produção de células de baterias.

 

Localizada em Salzgitter, na Alemanha, o início das atividades está previsto para 2025. À frente do negócio estará a PowerCo, empresa recém-criada pelo grupo, com a responsabilidade de gerenciar toda a cadeia de valor das baterias. A estimativa é de que até 2025, a nova empresa, junto com parceiros, invista mais de € 20 bilhões e gere outros € 20 bilhões em vendas, além de emprego para 20 mil pessoas somente na Europa.

 

“O negócio de células de baterias é um dos fundamentos de nossa estratégia NEW AUTO, que tornará a Volkswagen uma provedora líder da mobilidade sustentável e orientada por software do amanhã”, resumiu Herbert Diess, CEO da Volkswagen. “Estabelecer nossa própria fábrica de células é um megaprojeto em termos técnicos e econômicos.”

 

Além de Salzgitter, onde a PowerCo estará estabelecida sob o comando do CEO Frank Blome, outras fábricas de células de bateria virão, uma delas em Valência, na Espanha. A empresa ainda estuda mais três localidades na Europa, bem como a possibilidade a uma unidade na América do Norte.

 

“A PowerCo será um player global na área de baterias. A maior força da empresa será a integração vertical desde as matérias-primas e a célula, até a reciclagem. No futuro, vamos conduzir todas as atividades relevantes domesticamente e ganhar uma vantagem competitiva na corrida para assumir a liderança na mobilidade elétrica”, disse Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração da Volkswagen AG e presidente do Conselho Supervisor da PowerCo. (AutoIndústria)