AutoIndústria
Enquanto as vendas de automóveis recuaram 15% no primeiro semestre, o segmento de automóveis premium teve queda maior, acima de 18%, considerando os negócios realizados pelas quatro marcas alemãs BMW, Mercedes-Benz, Audi e Porsche somados aos da sueca Volvo Car e da britânica Land Rover.
De acordo com dados da Fenabrave, as vendas dessas seis marcas totalizaram quase 17 mil unidades no acumulado dos primeiros seis meses, volume que no ano passado tinha sido de 20.790 em idêntico período. A BMW foi a única entre todas elas a não registrar retração. Emplacou 6.734 carros, 2,4% a mais do que no primeiro semestre de 2021 (6.574). Uma participação próxima de 40% ano.
Vale lembrar que a Mercedes-Benz encerrou as atividades de sua fábrica de Iracemápolis, SP (hoje pertencente a chinesa GWM), no final de 2020, e a Audi também ficou mais de um ano sem produzir em sua planta de São Jose dos Pinhais, PR – a retomada aconteceu só no final do mês passado. Com a volta da Audi, agora são três as marcas premium com produção local – tem a Land Rover, com fábrica no Rio de Janeiro, além da BMW, em Santa Catarina.
A falta de oferta de produtos locais da Mercedes-Benz e até este mês da Audi certamente contribuiu para um recuo no mercado de carros premium, assim como a falta de chips que afeta o setor automotivo como um todo. Mas também é certo que o mercado já não está mais tá aquecido como no segundo semestre do ano passado, quando havia fila de espera para uma parte expressiva dos modelos.
Diante do momento favorável que vive atualmente, a BMW divulgou nesta quinta-feira, 7, o balanço de suas vendas em junho. Foram 1.568 licenciamentos, crescimento de 10,5% em comparação com o mesmo mês de 2021, quando foram comercializadas 1.419 unidades. O resultado representa uma participação de 47,7% no segmento de veículos de luxo no período e de 1,17% no mercado total de automóveis.
“Obrigado aos clientes pela preferência e orgulho de trabalhar com este time e nossa rede de concessionários”, afirma Aksel Krieger, presidente e CEO do Grupo BMW Brasil. “Com nossa fábrica em Araquari apoiando o volume e oferta global de produtos temos as melhores opções em produtos, serviços e tecnologias para oferecer ao mercado”.
O executivo destaca, ainda, ser expressivo o resultado de 2% de crescimento da marca e 2022 diante de um mercado de luxo retraído. Com relação à performance por modelo, a BMW emplacou em junho três modelos entre os 50 automóveis mais vendidos no País: X1 (38ª colocação e 470 unidades), 20i (42º posto e 317 unidades) e o X3 (44º lugar e 246 unidades). Todos os modelos possuem versões de produção local na planta catarinense e são os únicos veículos do segmento premium a figurar no Top 50 do ranking nacional.
Também relevante, segundo Krieger, o volume de vendas de modelos eletrificados da marca em junho. Foram 472 licenciamentos, o dobro do verificado no mesmo mês do ano passado (236 unidades). No semestre o crescimento nesse segmento é de 42%, com 1.315 emplacamentos este ano. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)