Hyundai apresenta o elétrico Ioniq 6

AutoIndústria

 

A Hyundai revelou esta semana o Ioniq 6, o segundo modelo da marca do grupo dedicada a veículos totalmente elétricos. Inspirado no Prophecy EV Concept, o veículo tem linhas limpas que priorizam a aerodinâmica. A estreia mundial foi confirmada para o mês que vem, quando a Hyundai divulgará todas as especificações técnicas do modelo.

 

Segundo a montadora, o novo elétrico tem coeficiente de arrasto aerodinâmico ultrabaixo, de apenas 0,21, alcançado com a dianteira baixa e abas de ar ativas na frente, redutores de espaço entre as rodas e espelhos laterais digitais finos, além do spoiler elíptico, defletores inferiores e espaço reduzido do arco da roda.

 

A Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) permite o assoalho totalmente plano. Destaque no interior é o painel com cluster digital de 12 polegadas e outra tela na mesma medida para o multimidia. A iluminação ambiente tem espectro de 64 cores e seis temas.

 

Por outro lado… Dieselgate?

 

O Ioniq foi apresentado na mesma semana em que autoridades europeias passaram a investigar a Hyundai e Kia, marca do mesmo grupo, por suspeita de que mais 210 mil veículos a diesel das duas marcas burlem legislações de emissões, a exemplo do que ocorreu no episódio conhecido como dieselgate e que envolveu modelos da Volkswagen em vários mercados mundiais na década passada.

 

Agências internacionais revelaram que foram feitas buscas em instalações do conglomerado coreano na Alemanha e em Luxemburgo para averiguação se os veículos foram equipados com software capaz de “enganar” os testes. (AutoIndústria)