Vendas de carrocerias sobre chassis aumentam 11,05%

Frota & Cia

 

As vendas de carrocerias sobre chassi seguem em alta, mesmo com a leve queda do setor de implementos rodoviários. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2022, o segmento leve registrou um crescimento de 11,05% em comparação ao mesmo período do ano passado, com 28,6 mil produtos emplacados ante 25,7 mil anotados há um ano.

 

No total geral do setor de implementos, que abrange o segmento leve e pesados (reboques e semirreboques), houve um recuo de 1,2% entre janeiro e maio. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir).

 

Os fabricantes de carrocerias sobre chassi sentiram o aumento da demanda. A 4TRUCK Soluções Sobre Rodas, por exemplo, bateu dois recordes de produção seguidos. Em abril, foram 109 implementos entregues, superando a marca do mês anterior, com 103 unidades. De janeiro a maio, a empresa produziu 410 unidades, alta de 58,3% em relação ao mesmo período de 2021.

 

No acumulado do ano passado foram entregues 728 implementos, contra 611 em 2020. Já na parte de vendas, de janeiro a maio, a 4TRUCK registrou alta de 76% em relação ao mesmo período de 2021.

 

“Entre os mercados mais aquecidos estão as locadoras, e-commerce, transporte de produtos essenciais (alimentos e medicamentos), além de operações 100% limpas, com o foco na logística verde e ESG – governança ambiental, social e corporativa (Environmental, social, and corporate governance), pois as transportadoras estão incorporando veículos elétricos em suas frotas”, disse Osmar Oliveira, CEO da 4TRUCK. (Frota & Cia/Priscila Ferreira)