Stellantis adquire participação em empresa de lítio carbono zero

AutoIndústria

 

Ao mesmo tempo que encaminha o desenvolvimento de veículos elétricos para suas muitas marcas, a Stellantis trata de cuidar para reduzir o impacto ambiental seja dos processos produtivos ou das matérias primas utilizados nesses futuros produtos.

 

Nesta última sexta-feira, 24, a quarta maior montadora mundial anunciou que participação na Vulcan Energy Resources para incrementar a produção de lítio de baixo carbono utilizado em modelos eletrificados.

 

Serão investidos € 50 milhões para aumentar o ritmo produtivo no campo de exploração Upper Rhine Valley Brine Field, localizado na Alemanha. As empresas também acordaram a extensão do contrato de compra original vinculativo para 10 anos.

 

“Fazer este investimento em uma companhia líder em lítio nos ajudará a criar uma cadeia de valor resiliente e sustentável para nossa produção europeia de bateria para veículos elétricos”, afirma Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “É encorajador ver uma montadora investindo na produção de lítio de baixo carbono”, completou Francis Wedin, diretor geral da Vulcan.

 

Se tornar a segunda maior acionista da Vulcan integra o plano estratégico Dare Forward 2030, pelo qual a Stellantis perseguirá atingir 100% do mix de vendas de automóveis elétricos a bateria na Europa e 50% do mix de vendas de carros de passageiros e comerciais leves nos Estados Unidos até 2030.

 

A montadora também pretende se tornar neutra globalmente em emissões de carbono até 2038, enquanto a Vulcan quer ser líder mundial na produção de lítio com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa e abastecer o mercado europeu de baterias de íons de lítio. (AutoIndústria)