Novo Peugeot 408 cativa pelo desenho moderno

AutoIndústria

 

Ainda que diga se tratar de um produto global, a Stellantis não cogita sua importação para o Brasil, até porque ele começará a ser produzido na França apenas no começo de 2023 e também na China. Portanto, os fãs brasileiros da marca Peugeot, pelo menos por um bom tempo, poderão apenas admirar de longe o novo 408, apresentado oficialmente nesta quarta-feira, 22.

 

O modelo em absolutamente nada lembra a geração anterior, a começar pela carroceria, agora uma mistura de sedã com SUV cupê. Muitas das novas linhas, naturalmente, enfatizam a nova identidade visual da marca já presentes em outros modelos, como luzes diurnas em forma de “garra de leão” e faróis estreitos. Quem se empolga com o SUV 3008 e até mesmo com o hatch 308 deve gostar tanto quanto ou até mais do 408.

 

Fabricado sobre a plataforma EMP2, base para outros modelos do grupo, o 408 mede 4,69 m de comprimento, 2,06 m de largura, tem entre-eixos de 2,79 e pode acomodar 536 litros no porta-malas, ou 1,6 mil litros com os bancos totalmente rebatidos, além de seus cinco ocupantes. Segundo a marca, disputará consumidores do topo do segmento C nos mercados europeus.

 

Inicialmente, a Peugeot dotará seu novo produto na Europa sempre com tração dianteira e com duas motorizações híbridas plug-in, além de uma versão de entrada com motor a gasolina 1.2 turbo de 130 cv. As híbridas combinarão motor 1.6 turbo a combustão com um elétrico, equação que pode resultar em potências de 180 cv e 225 cv.

 

Na parte interna, nenhuma revolução. Há soluções conhecidas como o quadro de instrumentos digital i-Cockpit e, na porção central do painel, multimídia configurável e que engloba sistema de áudio, navegação e telefone. O câmbio, sempre automático, tem botão seletor no console central.

 

O 408 contará com piloto automático adaptativo, Stop and Go, sistema de visão noturna para alerta de a presença de animais, pedestres ou ciclistas na via antes de eles aparecerem no feixe luminoso dos faróis, sensor de ponto cego e alerta traseiro de tráfego, dente outros recursos de segurança e auxílio à condução. (AutoIndústria)