Indicador Ipea registra alta de 1,1% na demanda por bens industriais

Frota & Cia

 

O Indicador de Consumo Aparente de Bens Industriais registrou alta de 1,1% no mês de março, comparado a fevereiro. Os números foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta segunda, 30. Entre os componentes do consumo aparente, a produção interna destinada ao mercado nacional (bens nacionais) cresceu 0,8% em março e as importações de bens industriais avançaram 2,7% no mesmo mês (depois de quatro quedas seguidas na margem).

 

No primeiro trimestre deste ano, o indicador recuou 0,6% na margem, com alta de 0,1% na produção de bens nacionais e redução de 5,4% nas importações de bens industriais.

 

Na comparação com março do ano passado, a demanda interna por bens industriais teve queda de 4,7%. Em relação ao primeiro trimestre de 2021, o recuo foi de 6,6%. No acumulado em doze meses encerrados em março, a demanda cresceu 4% e as importações de bens industriais avançaram 21,6%, enquanto a produção industrial, mensurada pela Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulou alta de 1,8%.

 

Na análise das grandes categorias econômicas, o crescimento em março foi generalizado, com destaque positivo para os segmentos de bens de capital e de bens intermediários, que avançaram 3,8% e 1,6% sobre fevereiro. Na comparação com março de 2021, todos os segmentos apresentaram queda. O fraco desempenho observado em janeiro explica o resultado adverso no primeiro trimestre deste ano. (Frota & Cia/Priscila Ferreira)