Mercedes-Benz atinge a venda de 10.000 caminhões customizados

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Mercedes-Benz do Brasil alcançou no mês de maio a marca de 10.000 caminhões customizados em trabalho executado no Centro de Customização de Caminhões (CTT) da fábrica de São Bernardo do Campo, volume acumulado desde, que o programa foi iniciado, em 2015. Desse total, aproximadamente 8.000 veículos foram vendidos no mercado interno e 2.000 exportados, metade para países da América Latina e o restante para outros continentes.

 

O CTT da Mercedes-Benz do Brasil, que recebe apoio do Centro de Customização da Daimler Truck, na França, é formado por engenheiros, técnicos e operadores de produção com experiência na fabricação de protótipos. Foi criado para atender os clientes que solicitam modificações ou adaptações nos veículos de série, para dar a eles as características específicas para maior eficiência nas operações de transporte.

 

A customização de veículos é uma atividade que envolve a participação de várias áreas da empresa, entre as quais, marketing e estratégia de produto, desenvolvimento, engenharia, produção, logística, custos, vendas e peças e serviços. Com a participação desses setores da fábrica, a empresa formou o Centro de Customização de Caminhões (CTT) que, com base no pedido do cliente, produz o veículo customizado pela fábrica e dá suporte especializado nas modificações, garantia e assistência técnica da rede de concessionários autorizados da marca. Outro benefício do programa é entregar o veículo pronto para iniciar sua operação e já financiado, se o cliente desejar.

 

O vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus a Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, informou que nos primeiros sete anos do CTT, de 2015 a 2021, a empresa produziu 9.000 caminhões vendidos, com a média de 1.285 unidades por ano.

 

Na opinião de Leoncini, o resultado comprovou a consolidação do programa, apesar dos dois primeiros anos da pandemia da covid-19, que afetou a produção normal da empresa. E ilustrou as suas informações com o fato de, em apenas cinco meses deste ano, a Mercedes-Benz ter superado o volume de 1.000 unidades, retomando um bom ritmo de vendas e que a previsão é de produzir 3.200 caminhões customizados durante este ano.

 

Com a finalidade de demonstrar o êxito do programa, Leoncini informou que a Mercedes-Benz decidiu transformar em itens de série e deu como exemplos o Pacote Robustez, inicialmente criado para o caminhão Atego para severas aplicações fora de estrada. O kit passou a ser disponível como equipamento opcional montado na linha de produção de caminhões

 

Diversas customizações realizadas pelo CTT a partir de pedidos individuais de clientes passaram a ser oferecidas ao mercado e algumas até se transformam em itens de série, o que é o caso do Pacote Robustez, originalmente criado para o Atego para severas aplicações fora de estrada. Esse kit passou a ser disponível como opcional, montado diretamente na linha de produção de caminhões. Além disso, devido à grande aceitação do Pacote Robustez, hoje o CTT também está preparado para montá-lo no Axor.

 

Roberto Leoncini explicou que modificações específicas acabam sendo incluídas na linha de produção do CTT e que a equipe da Mercedes-Benz se dedica a entender e atender sempre com muita eficiência, seguindo a linha de conduta de que as estradas falam e a Mercedes-Benz. (Truck & Bus Builder América do Sul)