AutoIndústria
A partir de um investimento da ordem de 170 milhões de euros, o Grupo BMW terá um Centro de Competência de Fabricação de Células (Cell Manufacturing Competence Center – CMCC), em Parsdorf, próximo de Munique, na Alemanha, cuja inauguração está programada para o segundo semestre deste ano.
Segundo comunicado da empresa, acaba de ser concluído o procedimento de aprovação de controle de emissões, criando, assim, as condições necessárias para a entrada em funcionamento da produção próxima do padrão de células de bateria de íon de lítio no novo espaço, que ocupa área de 15 mil m².
“O CMCC em Parsdorf é o próximo passo lógico para entrar em todos os aspectos da cadeia de valor da célula de bateria”, diz Markus Fallböhmer, chefe de motores da linha de produção de E-Drives do Grupo BMW. “Após a implementação bem-sucedida do Battery Cell Competence Center (Centro de Competência de Células de Bateria – BCCC), agora estamos focando nos processos de produção. Estamos validando a capacidade de fabricação de células de bateria de íons de lítio para produção padrão em larga escala, com relação à qualidade, eficiência e custos”.
Segundo o executivo, a linha piloto no centro de competência permitirá analisar e compreender plenamente os processos de criação de valor da célula. “Isso possibilitará que futuros fornecedores produzam células de acordo com as próprias especificações da BMW e, assim, otimizem ainda mais a produção de células de bateria com relação à qualidade, produção e custos. No momento, a empresa descarta a opção de estabelecer sua própria produção das células em larga escala”, informa comunicado divulgado pelo grupo nesta quarta-feira, 25.
Cerca de 80 funcionários trabalharão nas instalações de Parsdorf e, devido às complexas tecnologias envolvidas, a produção local será colocada em funcionamento em etapas. Na primeira, serão instalados e acionados os sistemas de produção de eletrodos. Nessa etapa, as matérias-primas, como grafite e óxidos de níquel para eletrodos de bateria, são dosadas e misturadas. Isto é seguido pelo revestimento das folhas de metal e pela compressão final.
Na fase seguinte, serão instalados os sistemas para posterior montagem e formação de células. Os eletrodos, então, são processados com os outros subcomponentes para criar células de bateria e são posicionados e verificados quanto à qualidade. “Todo o processo de aceleração levará cerca de um ano. Ao longo do ano seguinte, a produção quase padrão de células de bateria no centro de competência fará a transição para operação regular”, destaca nota da empresa. (AutoIndústria)