BMW M completa 50 anos com legado nas pistas e nas ruas do mundo todo

Blog do Ricardo Ribas

 

Em 1972, Robert A. Lutz era Membro do Conselho da BMW. Um vendedor excepcional, trouxe dos Estados Unidos o conceito de Win on Sunday, sell on Monday (Vença no domingo e venda na segunda, em livre tradução), o que foi prontamente aceito pela recém-criada BMW Motorsport GmbH. A época foi perfeita e conectada aos anos 70, quando tudo era mais colorido, rápido e esportivo. Pouco tempo depois, o nome da empresa foi reduzido para M e assim foi cunhada a letra mais poderosa do universo.

 

Presente desde a Fórmula 1 até nos sonhos de consumo dos apaixonados pela marca, os modelos BMW M continuam se aprimorando, apesar dos 50 anos de idade, completados exatamente no dia de hoje. O BMW i4, o primeiro 100% elétrico com o desenvolvimento M chegará ao Brasil no segundo semestre para continuar pisando fundo e escrevendo história.

 

Primeiro modelo concebido pela BMW M, o M1 foi apresentado ao mundo em 1978. Seu design, assinado por Giorgio Giugiaro, impressionava pelas formas aerodinâmicas e esportivas. Primeiro BMW equipado com motor central, o M1 foi tão marcante que ganhou até mesmo uma categoria de automobilismo, chamada de M1 Procar. As corridas eram disputadas antes das corridas de Fórmula 1 e o campeão, em 1979, foi ninguém menos que Niki Lauda. Este desenvolvimento foi levado adiante em versões mais potentes dos BMW Série 5 de produção.

 

Em 1980, a BMW focou na Fórmula 1. Com um time de engenheiros eficientemente liderados por Paul Rosche e com Nelson Piquet ao volante, a equipe Brabham BMW conquistou o título em 1983. O trabalho da equipe gerou um motor que, apesar de ser apenas 1.5 litros, entregava acima de 600 cv. Com o farto know-how após anos na Fórmula 1, a BMW M aplicou seus esforços em construir esportivos para as ruas. O primeiro deles, baseado no Série 3, chegou em 1986 e se tornou uma lenda, desejada até os dias atuais: o M3. Ele se tornou o carro touring de maior sucesso de todos os tempos, com o italiano Roberto Ravaglia pilotando o modelo campeão do World Touring Car em 1987.

 

Sempre buscando de proporcionar a melhor experiência possível ao volante, a BMW M segue se reinventando. Apresentado em meados de 2021 e prestes a desembarcar no Brasil, o BMW i4 M50i, a versão mais potente do modelo, recebe diversas tecnologias para garantir o puro prazer de dirigir dos veículos BMW. Com potência combinada de 544cv e torque, também imediato, que pode chegar a 795Nm (com a função Sport Boost ativada), o modelo acelera de 0 a 100km/h em apenas 3,9 segundos. Novos modelos a combustão também serão oportunamente anunciados para o mercado local. (Blog do Ricardo Ribas)