HPE tenta retomar produção de SUVs sob novas regras do Proconve L7

Jornal do Carro

 

No início de 2022, a HPE Automotores, que representa a Mitsubishi Motors e a Suzuki Veículos no Brasil, confirmou a interrupção da montagem dos modelos Outlander Sport e Jimny no País. Os SUVs deixaram de ser feitos na fábrica de Catalão (GO) por causa das novas regras de emissões, ruídos e eficiência energética do Proconve L7. Na ocasião, ficou a dúvida se a montadora faria as atualizações necessárias ou se seria o fim de ambos.

 

Agora, de acordo com a HPE, a retomada da produção dos utilitários pode, sim, tornar-se realidade. Entretanto, “ambos ainda não entraram em produção”, afirmou a HPE Automotores ao Jornal do Carro. De acordo com a montadora, a aprovação dos dois modelos para o PL7 está próxima, mas o martelo ainda não está batido. Ou seja, os SUVs podem receber os ajustes necessários, e, então, seguir por mais algum tempo em linha.

 

Vale lembrar que ambos os modelos permanecem nos configuradores de Mitsubishi e Suzuki. Os preços partem de R$ 166.990 e R$ 111.990, respectivamente. Afinal, o Governo permitiu que as montadoras comercializem carros 0-km feitos nas especificações anteriores até 1º de junho. O Outlander Sport, versão moderna do antigo ASX, estreou em 2020 com motor 2.0 flex de até 170 cv e 23 mkgf, e câmbio automático CVT. Já o veterano Jimny, que é feito no País desde 2013, traz o 1.3 a gasolina de até 85 cv e 11,2 mkgf aliados a um câmbio manual de cinco marchas.

 

Relembre o caso

 

No começo de fevereiro, a HPE Automotores confirmou a suspensão temporária da produção dos SUVs Outlander Sport e Jimny na fábrica de Catalão (GO). Motivo: os novos limites de emissões e parâmetros estabelecidos pelo Proconve L7, em vigor desde 1º de janeiro.

 

A fase 7 do Programa de Controle de Emissões de Poluentes por Veículos Automotores endureceu as regras para os veículos 0-km. Assim, diversos modelos e motores foram aposentados por excederem os novos limites. Nesses casos, como os de Fiat Uno e modelos 1.6 flex da Volkswagen, por exemplo, a adequação ficaria cara. Por outro lado, o investimento é possível para a HPE que, na época, afirmou que “trabalha para atender a nova regulamentação”.

 

Jimny ainda vale a pena?

 

Com vendas baixas e projeto antigo, a pergunta que fica é: vale a pena continuar a montar o Jimny? Conforme antecipado pelo JC, a Mitsubishi já tem um futuro mais promissor no horizonte, com o novo ASX – previsto para estrear já em 2023, eletrificado. Mas o velho Jimny não terá vida longa. Além disso, não faz sentido investir na antiga geração, uma vez que o Jimny Sierra (com tabela a partir de R$ 151.990 e motor 1.5 de 108 cv) já cumpre as novas regras. De qualquer forma, voltando ou não a produção, a HPE informa que “não há qualquer definição de data”. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)