Truck & Bus Builder América do Sul
O mercado uruguaio registrou vendas totais de 763 caminhões durante os primeiros quatro meses do ano com redução de 4,59% em comparação com o total de 798 veículos faturados em igual período de 2021. Em ônibus foram vendidas apenas quatro unidades, com queda de 42,85% em comparação com os 7 veículos comercializados no mesmo período de 2021.
A categoria de miniônibus também teve fraco desempenho com a venda de 15 veículos, 58,33% abaixo das 36 unidades comercializadas nos primeiros quatro meses do ano passado.
A JAC foi a marca que liderou o segmento de caminhões, com o total de 177 veículos, apenas três unidades de vantagem sobre a Volkswagen, que comercializou 174 unidades, em equilibrada disputa, invertendo as posições de 2021, quando a Volkswagen detinha a liderança, com 210 veículos, e a JAC estava em segundo, com 193 unidades.
Em abril, entretanto, o resultado de vendas apontou liderança da Volkswagen, com 51 veículos, coincidindo com a diferença de apenas 3 unidades à frente da JAC, que faturou 48 veículos.
A categoria de miniônibus, a empresa líder em vendas acumuladas foi a Hyundai, com 6 veículos, seguida ela Renault, com 5 unidades e pela JAC e Mercedes-Benz, ambas com dois miniônibus, totalizando os 15 veículos vendidos nos primeiros quatro meses deste ano.
Em ônibus, em abril foi vendida apenas uma unidade Mercedes-Benz. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a liderança é da Volvo, com duas unidades, seguida pela Mercedes-Benz e Scania com uma.
No mesmo período do ano passado, as vendas de ônibus atingiram 7 veículos, três unidades da Volvo e da Scania e um Volkswagen.
Os caminhões mais vendidos:
Marca – Abril – Acumulado
1 – JAC – 48 – 177
2 – Volkswagen – 51 – 174
3 – JMC – 33 – 120
4 – Foton – 10 – 59
5 – Scania – 8 – 55
6 – Volvo – 7 – 49
7 – KIA – 14 – 45
8 – Mercedes-Benz – 11 – 45
9 – Hyundai – 6 – 22
10 – IVECO – 5 – 13
(Truck & Bus Builder América do Sul)