Jornal do Carro
A Land Rover revelou a nova geração do Range Rover Sport, um de seus SUVs mais vendidos no mundo. O visual, claro, tem o estilo mais recente da marca britânica, que caprichou no luxo e nas tecnologias. Tal como o SUV topo de linha Range Rover, o Sport terá, por exemplo, a nova central multimídia com uma enorme tela de 13 polegadas no painel. Da mesma forma, virá com recursos avançados, como o retrovisor interno com sistema de câmera traseira e o sistema de câmeras 360º com a função do “capô invisível”, muito útil em aventuras fora-de-estrada.
Assim como no novo Ranger Rover, o Sport é feito sobre a plataforma MLA-Flex. Assim, segundo a marca inglesa, o SUV está mais dinâmico do que a versão anterior e aumentou em 35% a rigidez torcional da carroceria. Além disso, o visual traz os puxadores embutidos nas portas, mas preserva as linhas clássicas do SUV, exceto na traseira completamente nova. Segundo a Land Rover, com as alterações o SUV tem um coeficiente de arrasto (Cx) de 0,29.
Visualmente, a nova geração mantém a pegada esportiva, mas ganha personalidade. Na dianteira, traz novos para-choques e grade frontal, bem como os faróis mais finos já feitos pela fabricante. Na traseira, em vez das lanternas verticais do Range Rover, as luzes são horizontais e integradas à moldura que atravessa a tampa e traz o nome Range Rover Sport.
Interior luxuoso e tecnológico
Na cabine, p Sport 2023 herdou muitos acabamentos do Ranger Rover 2022. Ou seja, esbanja modernidade e conforto. No painel, como dissemos, há uma enorme tela multimídia com 13,1 polegada, que reúne todos os comandos com o sistema Pivi Pro. Além de permitir ajustes no ar-condicionado, som e até suspensão, a central tem controle de voz integrado com a Alexa e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
No mais, ainda há carregador por indução e sistema de som Meridian – com opcional de 29 alto-falantes embutidos. Com a nova arquitetura eletrônica, ainda é possível que a empresa atualize todos os 63 módulos eletrônicos através da internet. Ao que tudo indica, o volante também é o mesmo do Range Rover, que se tornou um grande destaque por controlar praticamente tudo no interior.
Até 530 cavalos
No total, a Land Rover vai oferecer o novo Range Rover Sport em quatro versões. Disponível nas três primeiras, está o motor 3.0 turbo de 6 cilindros com sistema híbrido leve. Na versão de entrada (P360 SE), ele oferece 359 cv de potência e 50,9 mkgf de torque. Em seguida, temos a P400 SE Dynamic, que salta para 400 cv e 56 mkgf.
Já na configuração P440e Autobiography, o sistema muda para híbrido plug-in (PHEV). Então, é recarregável em tomadas. Esse entrega 440 cv e 85,5 mkgf. Com esse conjunto, que é alimentado por bateria de 31,8 kWh, a marca inglesa afirma que a autonomia chega na média dos 80 km. Além disso, a aceleração de 0a 100 km/h é de 5,4 segundos.
Por último, temos a versão com maior desempenho, a P530 First Edition. Essa configuração especial, que vem com atributos exclusivos, estará disponível apenas no primeiro ano de produção do Range Rover Sport. Ela vem com o motor V8 de 4.4 litros combinado a uma transmissão automática de 8 marchas. Com dois turbos, ela entrega 530 cv e ferozes 76,4 mkgf de torque. Assim, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. A tração é integral.
Os preços partem de US$ 84.350 e chegam até a US$ 122.850. Na conversão atual, eles ficam em cerca de R$ 434 mil e R$630 mil.
Vem ao Brasil?
Assim como o Ranger Rover 2022, que chegará entre julho e agosto nas versões híbridas, a variante Sport também deve vir ao País. Mas, apenas em 2023. Até o momento, não se sabe ao certo quais versões serão importadas. Ainda vale mencionar que, em 2024, de acordo com a montadora, serão lançadas variantes em elétricas tanto para o Range Rover quanto para o Sport. (Jornal do Carro/Jady Peroni)