O Estado de S. Paulo
A Caoa Chery vai manter a fábrica de Jacareí (SP) fechada até 2025, período em que será remodelada para, no retorno das operações, produzir veículos elétricos e híbridos.
Conforme informou a empresa ontem, boa parte dos 627 funcionários será demitida, com pagamento de indenizações extras a serem negociadas com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.
A entidade diz que a companhia falou em 485 demissões, número que inclui todo o pessoal da produção e metade da administração. Os funcionários da produção estão em licença remunerada desde 21 de março, e nenhum carro foi produzido desde então. A fábrica produzia o SUV Tiggo 3x, que sairá de linha, e o sedã Arrizo 6, que passará a vir da China.
Negociação
O presidente do sindicato, Weller Gonçalves, convocou uma assembleia com os trabalhadores para hoje a fim de discutir ações para garantir o retorno das operações da fábrica após a modernização. Segundo ele, no fim da tarde de ontem a companhia teria aceitado substituir, neste momento, as demissões pelo lay-off (suspensão de contratos) até outubro.
Para compensar a paralisação em Jacareí, o grupo pretende ampliar a produção em Anápolis (GO) dos modelos Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8. Com isso, conseguirá manter sua meta de vender 60 mil veículos no mercado local neste ano. Além disso, diz que vai eletrificar todos os seus produtos a partir de 2023.
O grupo criado pelo empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, falecido há nove meses, informa que a adaptação em Jacareí introduzirá processos flexíveis como os de Anápolis, que já tem capacidade para produzir carro híbrido.
O investimento para os novos projetos está incluído no plano de R$ 1,5 bilhão para o período de 2021 a 2025. O grupo diz que será pioneiro no desenvolvimento e produção de veículos “verdes” no País.
O anúncio ocorre num momento em que a chinesa Great Wall passa a operar no Brasil com projetos de fabricação de carros eletrificados na fábrica adquirida da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). A BYD, outra chinesa que produz ônibus elétricos em Campinas (SP), está ampliando a oferta de carros movidos a eletricidade, por enquanto importados.
A fábrica de Jacareí foi inaugurada em 2014 pela chinesa Chery, que depois vendeu metade das ações para a Caoa.
Dúvida
Gonçalves diz desconfiar da intenção da empresa de retomar atividades em 2025, e que o sindicato “não vai aceitar o fechamento definitivo da fábrica”. O terreno, afirma ele, foi doado pela prefeitura local, que será procurada pela entidade para negociar com a empresa.
Ele também lembra que, no ano passado, o grupo contratou 280 pessoas com planos de produzir 40 mil veículos neste ano, ante 14 mil em 2021. (O Estado de S. Paulo/Cleide Silva)