Mercado do Chile cresce em caminhões e ônibus, e pretende ter frota zero emissão em 2035

Truck & Bus Builder América do Sul

 

O mercado chileno de veículos comerciais registrou em abril o melhor desempenho para o mês desde 2019, antes da pandemia, e alcançou 13,73% de crescimento, com 1.540 unidades comercializadas, contra 1.354 unidades no mesmo mês de 2021. Segundo dados da ANAC (Associação Nacional Automotriz do Chile), foram 1.298 caminhões e 242 ônibus.

 

O segmento de caminhões manteve a trajetória, com aumento de 4,3% em abril em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando teve licenciadas 1.245 unidades.

 

No acumulado do ano, o mercado chileno alcançou o total de 5.271 veículos, com crescimento de 11,9% em relação aos 4.707 veículos vendidos no mesmo período de 2021.

 

Para a ANAC, os resultados foram motivados pelo fato de os resultados serem registrados por caminhões, considerados veículos essenciais para o traslado de todos os bens e serviços que permitam assegurar o normal abastecimento e funcionamento do país.

 

No segmento de ônibus, em abril, o segmento teve elevação de 122%, com 242 unidades vendidas, em comparação com as 109 unidades do mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, as vendas somaram 640 unidades, com o aumento de 13,7% em comparação às 563 unidades vendidas no mesmo período de 2021.

 

O principal aspecto relativo a esse resultado foi consequência, principalmente, da entrega dos ônibus do Sistema RED para a zona sul de Santiago, cujo funcionamento projetado para o período entre julho e setembro beneficiará aproximadamente 55 mil pessoas das comunidades de Puente Alto, La Pintana e San Joaquín. Foram 70 unidades somente de veículos totalmente elétricos.

 

Com essa nova entrega de veículos, a frota elétrica de transporte público atinge o total de 900 veículos, consolidando a Chile como um dos líderes mundiais em linha para cumprir a meta do governo, que prevê em 2035 100% dos veículos de transporte público (ônibus, táxis e outros veículos) com emissão zero.

 

A Mercedes-Benz manteve o domínio em vendas acumuladas nas duas categorias (caminhões e ônibus) do mercado chileno, embora tenha sido superada pela Volvo, nas vendas mensais de caminhões em abril, por diferença de apenas cinco unidades. A Volvo vendeu em abril 156 veículos, com a participação de 12,1% do mercado e a Mercedes-Benz registrou 151, com 11,7%.

 

A marca Hino classificou-se na terceira posição, com 137 veículos e 10,6% de participação do mercado, à frente de duas outras empresas brasileiras se classificaram em posições de destaque: a Scania, em quarto lugar, com 127 veículos e 9,9% e a Volkswagen, em quinto lugar, com 121 e 9,4%.

 

Vendas mensais de abril

 

Caminhões

 

Marca – Volume – Participação

 

– Volvo – 156 – 12,1

– Mercedes-Benz – 151 – 11,7

– Hino – 137 – 10,6

– Scania – 127 – 9,9

– Volkswagen – 121 – 9,4

– Chevrolet – 101 – 7,8

– Fuso – 81 – 6,3

– JAC – 77 – 6,0

– Freightliner – 57 – 4,4

– Hyundai – 47 – 3,6

 

Vendas acumuladas

 

Mercedes-Benz – 672 – 12,8

Hino – 580 – 11,1

Volkswagen – 556 – 10,6

Scania – 528 – 10,1

Volvo – 422 – 8,0

JAC – 326 – 6,2

Fuso – 321 – 6,1

Foton – 265 – 5,1

Chevrolet – 264 – 5,0

Freigtiner – 252 – 4,8

 

Vendas de ônibus     –    Mês de abril

 

1 – Mercedes-Benz – 117 – 56,0

2 – Foton – 30 – 14,4

3 – Scania – 29 – 13,9

4 – Fuso – 14 – 6,7

5 – Volvo – 8 – 3,8

6 – JAC – 2 – 1,0

7 – Agrale – 2 – 1,0

8 – Chevrolet – 1 – 0,5

9 – Daewoo – 1 – 0,5

10 – Hyundai – 1 – 0,5

 

Vendas acumuladas

 

1 – Mercedes-Benz – 265 – 46,6

2 – Scania – 107 – 18,8

3 – Volvo – 52 – 9,1

4 – Fuso – 32 – 5,6

5 – Foton – 30 – 5,3

6 – Yutong – 26 – 4,6

7 – King Long – 15 – 2,6

8 – Higer – 13 – 2,3

9 – Hyundai – 9 – 1,6

10 – Chevrolet – 7 – 1,2

11 – Agrale – 4 – 0,7

(Truck & Bus Builder América do Sul)