Próximos passos da indústria da mobilidade

O Estado de S. Paulo/Mobilidade

 

Oque esperar da mobilidade nos próximos anos? Quais projetos já estão sendo desenvolvidos para promover uma real revolução no conceito de transporte como conhecemos hoje? Essas e outras perguntas foram respondidas durante o evento WSN (What’s Next – tecnologia, inovação e tendências para o setor de mobilidade e transporte), que ocorreu no dia 27 de abril, em São Paulo.

 

Realizado por Mobilidade Estadão e Exponor, o encontro reuniu importantes players e conhecedores do ecossistema de mobilidade. “As tecnologias para uma nova mobilidade estão mudando o jogo e as montadoras também têm papel importante nisso”, diz Leandro Lara, CEO da Exponor.

 

Consumidor dá o tom

 

A corrida por novos desenvolvimentos visa atender aos anseios de um novo consumidor que espera sempre por inovação.

 

Nesse sentido, o grupo Stellantis, que reúne a Fiat Chrysler e o PSA Group, vem buscando soluções para uma nova realidade sustentável em curto, médio e longo prazo. Nas palavras do presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, ditas durante o evento, “o Brasil e o mundo vivem o período mais rico em transformação da história e a sociedade traz uma demanda em digitalização e responsabilidade ambiental”.

 

Para Ricardo Bacellar, membro do Conselho Consultivo da SAE Brasil (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade), o grande gatilho para a transformação nos próximos anos será a voz do consumidor. “Qualquer passo dado sem ouvir o consumidor será um erro gigantesco”, diz. A conectividade e o conteúdo tornaram-se um grande valor para quem consome e a questão é: como aplicar isso na linha de negócio para servir melhor?

 

A Localiza, uma das maiores locadoras do Brasil, também entendeu que o avanço da mobilidade urbana consiste em ouvir o que o cliente precisa e acompanhar a mudança de comportamento das pessoas.

 

O CEO da empresa, Bruno Lansky, conta que hoje o aluguel de veículos é feito de forma totalmente digital e que a empresa oferece carro por assinatura e possui um dos maiores programas de aluguel de veículos para motoristas de aplicativos.

 

Nos dias 28 e 29 de abril, aconteceu o Summit Indústria Automotiva 2022, cuja cobertura completa será publicada no Estadão no próximo domingo, 8 de maio. Não perca. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade/Alinr Feltrin)