Iveco e Eni fazem acordo em mobilidade sustentável

AutoIndústria

 

A Iveco, marca do Grupo Iveco, e a petrolífera italiana Eni assinaram na quinta-feira, 28, Carta de Intenções para explorar iniciativas em mobilidade sustentável no segmento de veículos comerciais na Europa e, assim, acelerar a descarbonização na Europa.

 

No escopo do acordo, as empresas pretendem definir uma plataforma de mobilidade para frotas comerciais, com oferta de veículos movidos a partir de diversos tipos de bicombustíveis, do HVO ao hidrogênio, bem como o desenvolvimento de infraestrutura relacionada.

 

Dentre as colaborações previstas, a Eni oferecerá HVO puro para os caminhões pesados da Iveco. O combustível de origem vegetal pode ser utilizado em motores a diesel mais recentes e permite reduções de emissão de CO2 de 60% a 90% em comparação ao diesel.

 

As empresas também pretendem acelerar a oferta de biometano no mercado, além de iniciativas em veículos movidos a bateria elétrica e célula a combustível de hidrogênio. A Iveco tem planos de lançamento para novos modelos eletrificados, enquanto a Eni pretende criar rede de carregamento.

 

“Continuamos nosso caminho para descarbonizar a mobilidade de carga, usando todas as opções atualmente disponíveis e buscando todas as áreas potenciais de desenvolvimento”, resumiu em nota Luca Sra, presidente da Unidade de Negócios de Caminhões do Grupo Iveco. “Esta colaboração com a Eni é mais um passo em frente para atingir a meta do Grupo Iveco de zero emissões líquidas de CO2 até 2040.”

 

Juntamente com a Iveco poderemos avançar com transportes mais sustentáveis, uma vez que a parceria inclui soluções prontas e imediatamente disponíveis, como o HVO e o biometano, bem como o desenvolvimento conjunto de soluções que estarão prontas a médio e longo prazo. Isso inclui a rede de hidrogênio e a eletrificação de veículos comerciais”, completa Giuseppe Ricci, diretor de Negócios de Evolução Energética da Eni. (AutoIndústria)