Truck & Bus Builder América do Sul
A principal atração da Scania Latin America Ltda. na 27ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), é o caminhão autônomo da Nova Geração de veículos da marca. A feira, iniciada ontem dia 25 de abril, terá sequência até o próximo dia 29.
Apresentado com a denominação de P 280 8×4 o veículo autônomo está na área de test drive para que o público conheça o mais novo produto da linha de modelos da empresa. Além do veículo autônomo, a Scania também mostra os caminhões da Nova Geração; um motor para geração de energia e os modelos movidos a gás e/ou biometano.
Fabrício Vieira, gerente de vendas de soluções Off-Road da Scania no Brasil, considera que a Scania é referência em soluções para o agronegócio e para atender as demandas de setores como o sucroalcooleiro e que a Agrishow é um importante momento para a empresa reforçar o comprometimento de aplicar a sua linha de produtos para apoiar os clientes com as demandas no campo e a rentabilidade nos negócios.
Vieira afirmou que a empresa escolheu a Agrishow para a primeira apresentação do modelo autônomo da Nova Geração ao público correto, juntamente com as soluções a gás e biometano, que têm grande potencial na cadeia sucroalcooleira e do agronegócio.
O executivo acrescentou que a Scania está fazendo forte investimento no desenvolvimento de soluções alternativas ao diesel, assumindo o compromisso de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável e que o veículo autônomo confirma a decisão da empresa.
As informações da Scania esclarecem que o veículo P 280 8×4 é um caminhão projetado para o serviço de transbordo da cana e que ajuda a reduzir possíveis perdas no processo de colheita.
Paulo Genezini, gerente de pré-vendas da Scania do Brasil, a automação do veículo é nível 2, que precisa da participação do motorista para realizar acelerações, frenagens e manobras. Mas é um veículo completo, com pneus de alta flutuação (mais largos) para não compactar a lavoura e utiliza a automação com georreferenciamento que, ao receber sinais do satélite, operará no trajeto desejado sem a intervenção do motorista ao volante. Genezini explicou, também, que além de reduzir perdas por pisoteamento das plantas durante a colheita, o novo veículo proporciona economia de combustível.
As outras atrações da Scania são os veículos R 500 6×2, R 540 6×4, G 410 6×4 XT (movido a gás e/ou biometano), R 410 6×2 – movido a gás natural liquefeito (GNL) e um motor de 13 Litros DC13 072A (diesel) para grupos geradores de energia. Na área exclusiva para testes de direção estão o autônomo e um modelo a gás G 410 6×4 XT.
Fabrício Vieira informou também que a linha off road XT, da Nova Geração de caminhões, está atraindo os clientes por oferecer o menor custo total da operação por quilômetro rodado do mercado, o que contribui para os funcionários da Scania ampliarem a especialização no segmento off road.
O executivo considera que a proposta da Scania é levar o cliente do segmento a maiores desafios sobre carga transportada e a sua relação com produtividade, hora trabalhada e robustez.
Considera que o pacote XT torna a operação ainda mais dedicada e customizada. E que pode ser incorporado em cabines P, G, R e S. por existirem opções de altura e diferenças de teto, eixos e suspensões de molas ou pneumáticas para condições extremas, pedal de embreagem para a caixa automatizada Scania Opticruise (quando necessário), freio de estacionamento elétrico e soluções adaptadas para cada aplicação. A proposta da Scania é levar o cliente do segmento a desafios ainda maiores de carga transportada, produtividade horas trabalhadas e robustez. (Truck & Bus Builder América do Sul)