Truck & Bus Builder América do Sul
A IVECO registrou no primeiro trimestre deste ano crescimento de 78% em vendas no Brasil em relação ao mesmo período de 2021, enquanto o mercado cresceu 3%. A marcar alcançou 10% de participação de mercado, contra 5% registrados em 2019, antes da pandemia, desde esse crescimento contínuo vem sendo registrado.
Em 2020, a IVECO apresentou aumento de 30% e foi a montadora que mais cresceu no mercado brasileiro. No ano passado, a fabricante registrou elevação de 70% na comparação com o ano anterior, sendo a marca full liner que mais cresceu no Brasil.
Márcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, lembra que por trás das boas notícias existe um trabalho incessante do time da montadora para atuar em diferentes frentes com um objetivo em comum: a satisfação do cliente. “Esse resultado é fruto de um planejamento estratégico de longo prazo, muito estruturado, e de uma mudança completa de postura da marca agora como parte integrante do Iveco Group. O aumento na participação de mercado e nas vendas sem dúvida nos deixa muito felizes, mas o principal é saber que isso se deve a o que estamos disponibilizando para nossos clientes: qualidade em produtos e serviços”. Márcio se refere ao portfólio completo da montadora, com veículos que abrangem a faixa dos leves até os extrapesados, e a uma rede de atendimento altamente capilarizada, que “alcança” o cliente em 100% do território nacional.
Este ano, a IVECO lançou o primeiro veículo comercial do mercado brasileiro a atender as normas do P8 Euro VI – a Daily F1C MAX – e anunciou um novo ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão (USD 200 milhões) para a América Latina. Também apresentou o seu caminhão pesado movido a biometano e ganhou a licitação para participar do projeto-piloto do programa RENOVAR, para renovação da frota brasileira de caminhões, ônibus e implementos rodoviários.
O presidente da IVECO para a América Latina destaca que a montadora está preparada para encarar os desafios do mercado brasileiro no ano em que completa 25 anos de operação no país, e que 2022 ainda reserva muitas novidades para a IVECO, como a consolidação do desenvolvimento de um caminhão rodoviário movido a biometano como parte do programa Brasil Natural Power, criado pela empresa especificamente para atender às principais missões de transporte de cargas realizadas no País. O início do programa acontece no segundo trimestre de 2022 com operação assistida em clientes-chave. A expansão da Rede também continua forte, com a marca devendo ultrapassar os 100 pontos de atendimento no Brasil até o fim do ano. “Isso prova que a gente não para de crescer, não para de acreditar no Brasil e, principalmente, não para de trabalhar com foco total no cliente”, conclui Querichelli.
Crescimento por regiões
Região Sul – IVECO +25% / Mercado 0%
Região Sudeste – IVECO +101% / Mercado +1%
Região Centro Oeste – IVECO +72% / Mercado +16%
Região Norte – IVECO +343% / Mercado +18%
Região Nordeste – IVECO +136% / Mercado +10%
Crescimento por segmentos:
Semileve – IVECO +66% / Mercado -4%
Leve – IVECO +44% / Mercado +8%
Médio – IVECO +51% / Mercado +17%
Semipesado – IVECO +113% / Mercado +17%
Pesado – IVECO +76% / Mercado -8%
IVECO
IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fábrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector, Hi-Road e Hi-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação. (Truck & Bus Builder América do Sul)