Movida investe R$ 100 milhões na compra 250 SUVs e furgões elétricos da BYD

Estradão

 

A Movida está investindo R$ 100 milhões na compra de 250 veículos elétricos da BYD. Segundo a locadora, são dois tipos de veículos diferentes. Ou seja, o recém-lançado SUV de luxo TAN EV e o furgão eT3. A Movida Cargo vai incorporar o utilitário à frota. Trata-e da divisão de locação de utilitários da empresa.

 

Conforme o CEO da Movida, Renato Franklin, esse é um dos maiores investimentos feitos na compra de veículos elétricos no Brasil. Ele explica que a nova frota visa atender uma mudança no comportamento do consumidor. Ou seja, cada vez mais empresas buscam veículos elétricos. Sobretudo para reduzir as emissões de carbono.

 

De acordo com ele, o consumidor despertou para a eletrificação. “Ele percebeu que o veículo elétrico traz várias vantagens. Assim como o fato entendeu que a locação pode ser bem mais vantajosa que a compra.” Seja como for, o executivo afirma que, com os novos modelos, a Movida pretende atender tanto pessoas físicas quanto empresas. Ele lembra que o aumento das compras pela internet é um dos fatores que vem provocando essa mudança.

 

Frota de elétricos da Movida vai crescer ainda mais

 

De acordo com Franklin, a Movida terá 20% de sua frota eletrificada até 2030. Dessa forma, o objetivo é reduzir em 30% as emissões de gases que causam o efeito estufa. Atualmente a locadora tem 187 mil veículos. Porém, de elétricos e híbridos há apenas 600. Além disso, a maior parte é de automóveis.

 

Seja como for, os novos veículos vão atender públicos distintos. O SUV TAN é um modelo do segmento Premium. Segundo Franklin, as primeiras entregas começam em maio. As famílias são o foco do modelo. Nesse sentido, o carro tem sete lugares e autonomia para rodar até 437 km entre as recargas.

 

Embora seja um modelo comercial, o furgão eT3 da Movida Cargo também deve atender pessoas físicas. Ou seja, que atuam em operações de entregas urbanas. De acordo com Franklin, esses usuários devem responder por 50% dos contratos de locação do modelo. Frotistas e empresas do setor de varejo devem dividir a outra metade.

 

Movida já aluga modelos da Citroën e Peugeot

 

“Apesar de a locação do veículo elétrico custar quase o dobro da de um modelo equivalente convencional, o retorno operacional é alto. Ou seja, o TCO (custo total de propriedade) é menor”, diz o executivo. Ele afirma que isso fica ainda mais evidente em períodos de alta no preço dos combustíveis, como agora.

 

O eT3 tem autonomia de até 300 km e começa a ser entregue à Movida em julho. De acordo com Franklin, a BYD vai entregar todos os 250 veículos em até 12 meses. Contudo, Franklin não descarta a possibilidade de ampliar a frota de veículos comerciais elétricos da locadora. Tanto com modelos da BYD quanto de outras marcas.

 

Atualmente, a movida já oferece utilitários elétricos Peugeot e-Expert e Citroën e-Jumpy. Os dois modelos foram lançados no Brasil no fim de 2021.

 

Movida Cargo cresceu mais de 1.800%

 

De acordo com Franklin, no ano passado a Movida Cargo registrou alta no faturamento superior a 1.800% em relação a 2020, quando foi criada. Nesse mesmo sentido, a nova unidade de negócio registrou um grande crescimento no número de contratos firmados em 2021.

 

Vale ressaltar que a Movida Cargo faz parte do mesmo grupo da Vamos Locação. A companhia é focada na locação de veículos pesados, como caminhões, máquinas e equipamentos.

 

Ecossistema para a eletrificação

 

Além dos veículos, a Movida oferece locação de carregadores para veículos elétricos. E, recentemente, a inaugurou em São Paulo a primeira loja direcionada na ampliação do ecossistema da mobilidade elétrica. Localizado na Marginal Tietê, o local conta com carregadores rápidos e ultrarrápidos que podem ser utilizados pelos clientes da empresa.

 

Da mesma forma, há dez carregadores standard, que permitem a recarga de até 25 veículos por dia. Porém, nesse caso o carregamento é feito em até 5 horas. Por sua vez, os carregadores ultrarrápidos permitem repor a energia da bateria em 40 minutos.

 

“Nosso objetivo é desmistificar a eletrificação”, diz Franklin. “Bem como colaborar para a implementação da cultura do carro elétrico, mostrando seus benefícios”. (Estradão/Andrea Ramos)