Frota & Cia
Sete meses depois de apresentar ao mercado brasileiro a nova Transit na configuração minibus, a Ford anunciou a chegada da versão furgão do utilitário. A novidade chega com a missão de ocupar espaço nesse segmento, que hoje responde por cerca de 34% do mercado de comerciais leves, que inclui ainda os veículos chassi cabine (52%) e vans de passageiros (14%). Para tanto, a Ford confia na força da marca nesse mercado, que já soma 60 anos de história e mais de 10 milhões de unidades vendidas em 65 países.
A Transit furgão vem equipada com o mesmo motor da versão minibus, de 2.0 litros e 4V por cilindros, que entrega 170 cavalos de potência e 39,7Kgfm de torque. O engenho conta com um turbo de geometria variável e correia de sincronismo banhada em óleo, que proporciona menor nível de ruído e atrito. Um dos diferenciais do veículo é tração traseira e de série, o que proporciona um melhor balanceamento da carga, além de menor desgaste da embreagem, freios e pneus. A transmissão é manual, de seis velocidades e o eixo traseiro vem com relação de 3,73:1.
Produzida na Turquia e montada em regime de CKD na fábrica da Nordex, no Uruguai, para aproveitar os benefícios fiscais do Mercosul, a nova Transit Furgão atende aos rígidos requisitos Euro NCAP de segurança veicular. Fabricada com aços de alta resistência e liga de boro, o utilitário foi aprovado no teste de capotamento, assegura a fabricante. Em reforço á segurança, o modelo incorporou inúmeras tecnologias como itens de série, como o controle eletrônico de estabilidade (ESP), de torque em curvas, de carga adaptativo e tração, além do anticapotamento. Acrescente a essa lista o sistema de estabilização de vento lateral, a luz de emergência em frenagens buscas e o assistente de partida em rampa.
Itens de conforto
No quesito conforto e conveniência, a nova Transit Furgão também esbanja predicados. O veículo conta com volante multifuncional de série, ajustes de volante e bancos, espelhos elétricos, banco bipartido para três ocupantes, fácil acesso aos comandos, junto com um amplo console de teto e espaço funcional debaixo do banco de passageiros. O para-choque funcional conta com um degrau para facilitar o acesso às portas traseiras, que oferecem abertura de 270º. Destaque também para a central multimídia de série de 8 polegadas, equipada com bluetooth, botão de acesso rápido 0800 para assistência técnica 24 hs, acesso por comando de voz e câmara de ré com tecla de atalho, entre outras funcionalidades.
A Transit furgão oferece duas versões de capacidades, batizadas de L2H3 e L3H3. Enquanto a primeira pode transportar até 1.222 kg de carga útil ou 10,7m3, a segunda carrega até 1.181 kg e o volume de carga pode alcançar 12,4m3. O entre-eixos pode variar de 3.300mm a 3.750mm e a altura máxima é de 2.800mm do chão ao teto. A porta lateral, por sua vez, possui uma abertura de 1.300mm. O preço base de lançamento é de R$ 239.900 para a versão L2H3 e de R$ 245.900 para a L3H3.
Conectividade
Mesmo com tantos atributos, a Ford aposta que o maior diferencial do modelo em relação aos demais concorrentes é a sua arquitetura eletrônica, integrada à conectividade. “A nova Ford Transit foi projetada para oferecer uma completa integração com os sistemas de fábrica, desde a manufatura até o pós-venda, para possibilitar serviços diferenciados aos clientes e uma alta precisão nas medições de dados”, explica Cintia Pelegrina, gerente de Atendimento ao Cliente da empresa.
Isso se traduz, na prática, em antecipar as ocorrências de defeitos no produto, por meio de ferramentas variadas como alertas do sistema e o acompanhamento preventivo inteligente. A tecnologia também produz relatórios de indicadores para o negócio, como a média mensal e comparada de consumo de combustível nos últimos seis meses, informações de consumo de Arla 32 e as distâncias percorridas no mês, entre outros. “Através do FordPass, aplicativo que reúne as informações do veículo, o cliente poderá monitorar até 3.000 modos de falha. Além de agendar e acompanhar serviços de forma online e acessar a Central de Assistência Ford”, completa Cintia Pelegrina. A gerente antecipa que muitas outras funcionalidades deverão ser oferecidas em breve, como o Ford Telematics, o Ford Data Services e o Ford Live, sem precisar detalhes.
Em relação aos serviços comerciais, Fúlvio Ferrari, especialista em veículos comerciais da Ford Brasil, lembra que a empresa oferece uma ampla assistência para a transformação do utilitário, tanto para as empresas especializadas como o próprio cliente. A empresa também oferece suporte financeiro para aquisição do veículo através de uma parceria com o Bradesco, incluindo o Plano de Recompra Garantido. “De outro lado, o pacote de manutenção oferece revisões a preço fixo, contratos pré-adquiridos por meio do Ford Protect, bem como o Ford Assistance, um serviço 24 horas para veículos que necessitam de reboque”, comenta Ferrari. A garantia de fábrica do veículo é de um ano ou 100 mil quilômetros rodados. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)