AutoIndústria
O terceiro modelo da Mercedes -Benz baseado na EVA, sigla em inglês para Arquitetura de Veículos Elétricos, foi apresentado nesta terça-feira, 18, na Europ. O SUV EQS de sete lugares pode, a depender da configuração, rodar até 660 km com uma carga de bateria, afirma a montadora.
O modelo tem muitos componentes e proporções semelhantes com os do também elétrico sedã EQSs. O entre-eixos, por exemplo, tem os mesmos 3.210 milímetros do sedã, mas o SUV é 20 centímetros mais alto. Esse espaço facilita a acomodação sobretudo para os passageiros da segunda fileira de bancos, ajustados eletricamente.
O utilitário esportivo será oferecido nas versões EQS 450+ e EQS 580 4Matic. Elas possuem trem de força no eixo traseiro e, no caso das 4MATIC, também no eixo dianteiro. A suspensão pneumática ajustável é equipamento padrão e pode ser elevada em vários centímetros, inclusive para off road no caso da 4Matic.
Outro recurso de série que que facilita a vida do condutor, sobretudo em manobra, são as rodas traseiras que giram até 4,5 graus e, opcionalmente, até 10 graus.
O EQS que será vendido na Europa é o primeiro modelo da Mercedes-Benz capaz de detectar se os bancos traseiros estão realmente ocupados. Se um passageiro na parte traseira não estiver usando o cinto de segurança, o motorista recebe um aviso específico.
O veículo dispõe do sistema de navegação Electric Intelligence que planeja o percurso mais rápido, incluindo pontos de carregamento. Com base em vários fatores, ele reage dinamicamente a engarrafamentos ou a uma mudança no estilo de condução, por exemplo.
No interior, o grande destaque é a MBUX Hyperscreen, tela opcional grande e curva que ocupa todo o painel de porta a porta. Na verdade, tratam-se de três telas abrigadas sob um único vidro.
O passageiro da frente pode se entreter em uma tela Oled de 12,3 polegadas sem qualquer risco de distração do motorista. Um sistema de monitoramento, baseado numa câmera, acusa se ele está olhando para a tela do passageiro e automaticamente escurece a imagem.
Os displays head-up são opcionais e estão disponíveis em dois tamanhos. O Head-up Display de Realidade Aumentada mostra informações e ações relevantes em três dimensões na situação real de direção e nos arredores. Uma imagem virtual colorida parece flutuar no campo de visão a uma distância de cerca de 10 metros.
“Com o EQS SUV continuamos a implementar a estratégia de tornar nossos veículos mais sustentáveis e digitais, com o objetivo de construir os carros elétricos mais desejáveis do mundo”, declarou Ola Källenius, presidente do Conselho de Administração do Grupo Mercedes-Benz AG, que promete portfólio de nove modelos Mercedes-EQ totalmente elétricos em todo o mundo ainda este ano.
Uma bateria de íons de lítio com até 12 módulos de células garante a energia para o EQS SUV, agora o utilitário esportivo topo da marca e que deve chegar também nos Estados Unidos ainda este ano. Em um carregador DC de 200 kW são necessários somente 31 minutos para se obter 80% da carga. Em uma tomada normal, porém, leva mais de 11 horas.
Os motores são os mesmos do sedã, com ligeiras modificações. Os das versões EQS 450+ e 450 4Matic desenvolvem 364 cv. Para o 580 4Matic foi reservado um conjunto capaz de entregar com 530 cv. (AutoIndústria)