AutoIndústria
A Stelantis e a Qualcomm Technologies anunciaram na quinta-feira, 14, um acordo de longo prazo para introdução de tecnologias de conectividade da plataforma Snapdragon Digital Chassi nos modelos das 14 marcas da fabricante a partir de 2014.
O acordo confirma mais uma vez o caminho sem volta da abordagem do veículo como software. Processadores Snapdragon alimentam inúmeros smartphones pelo mundo e avança com soluções própria para a indústria automotiva.
Recentes aprimoramentos empacotam telemática, serviços na nuvem e conexão 5G. A tecnologia permitirá oferecer carros em contínua atualização, mais seguros e personalizáveis.
De acordo com a Stellantis, o acordo não só permite desenvolver e aproveitar as capacidades de alto de desempenho dos softwares, como também proteger a cadeia de suprimentos da companhia em componentes estratégicos.
Para Carlos Tavares, CEO da Stellantis, o acordo de cooperação pretende atender melhor às necessidades do estilo de vida dos clientes por meio de funcionalidades seguras, personalizadas e integralmente conectadas.
“A ampla experiência da Qualcomm Technologies no setor automotivo e alcance como líder em semicondutores nos permitirá integrar verticalmente os principais elementos das novas plataformas, e gerenciar mais de perto toda a cadeia de suprimentos de eletrônicos para garantir o acesso às melhores tecnologias, garantir o cumprimento do volume potencial da Stellantis e alcançar nossa ambição Dare Forward 2030.”
“Ao criar plataformas automotivas abertas, escaláveis e abrangentes que englobam semicondutores, sistemas, software e serviços, estamos capacitando a Stellantis, bem como o ecossistema automotivo mais amplo, a liderar a transformação para a era digital dos automóveis”, completa Cristiano Amon, presidente e CEO da Qualcomm.
Segundo a Stellantis, as Plataformas de Cockpit Snapdragon alimentarão os sistemas de comunicação e infoentretenimento no carro para o STLA SmartCockpit, em desenvolvimento em conjunto com a Amazon e a Foxconn. Em futuro próximo, os displays terão capacidade para fornecer gráficos de alta definição controlados por voz e toque, além de áudio de alta qualidade e comunicações de voz cristalinas na cabine.
As Plataformas de Cockpit Snapdragon ainda serão usadas para evoluir no campo da inteligência digital, ajudando a aprimorar os recursos de assistente pessoal no veículo com recursos de Inteligência Artificial, desde constantes atualizações, diagnósticos de falhas, capacidade de se adaptar entender as preferências do motorista.
A Stellantis adianta que a Maserati será a primeira marca do grupo a se beneficiar do acordo. (AutoIndústria)