Blog do Caminhoneiro
O Volvo Efficiency Concept Truck vai ser testado pela Coamo, que recebeu o caminhão feito para uso por seis semanas, onde vai realizar o transporte de cargas entre Campo Mourão à Paranaguá. O objetivo é avaliar as tecnologias empregadas no caminhão durante o uso em uma condição real de transporte. O caminhão traz uma série de tecnologias avançadas, e foi desenvolvido pela Volvo, em parceria com a Randon, Hyva e Continental.
Esse caminhão é único, desenvolvido para a realidade do transporte de granéis no Brasil, e serve como um laboratório sobre rodas, onde são testadas e validadas diversas tecnologias que vão chegar aos caminhões de produção no futuro. A maior parte das inovações se concentra na redução do consumo de combustível e aumento da segurança.
O diretor de Operações e Logística da Coamo, Edenilson Carlos de Oliveira, explica que o caminhão será utilizado na rota Campo Mourão a Paranaguá por ser um trajeto bastante utilizado pela cooperativa, e com isso tem parâmetros de comparação em relação aos veículos que já estão em operação.
“Trata-se de um caminhão conceito que visa, principalmente, a a redução de consumo. Vamos comparar com os nossos dados e ver o quanto eficiente é esse modelo”, comenta Edenilson.
Ele reitera que o projeto é uma parceria Coamo, Randon e Volvo e que a cooperativa irá opinar para possíveis adequações e melhoria no caminhão.
“A Coamo sente-se honrada de ser escolhida para fazer parte desse projeto. É um caminhão que até agora só rodou em pistas de testes e que na cooperativa será utilizado em uma condição real de transporte”, destacou.
De acordo com Francisco Ribeiro, diretor Comercial da Rivesa – Concessionária Volvo, a escolha pela Coamo é porque a cooperativa é referência no controle de dados de transporte.
“A parceria com a Coamo vem de muitos anos. O projeto visa o amadurecimento da tecnologia empregada nesse caminhão-conceito e o desenvolvimento de uma nova plataforma para o transporte brasileiro”, comenta.
Conforme Sandro Adolfo Trentin, diretor-superintendente da Randon, a Coamo foi inserida no projeto por ser uma empresa que preza pela tecnologia e, principalmente, pelas práticas de eficiência e sustentabilidade.
“A Randon participa do projeto com o desenvolvimento de um rodotrem basculante, que emprega diversas tecnologias, novos materiais em um conceito de sustentabilidade, dando mais segurança e capacidade de transportar as cargas”, diz. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)