O Estado de S. Paulo
Em ação inédita que cria um novo negócio para a marca, a Volkswagen do Brasil lançou nesta segunda-feira, 11, uma plataforma global de cards colecionáveis em NFTs, que começam com as icônicas versões do Gol GT e modelos que mesclam futurismo e carros conceito.
Essa primeira série terá 23 cards com modelos do Gol esportivo e 45 de esboços de modelos consagrados da marca. Um pacote com três cards custa R$ 50 e o de cinco sai por R$ 75. Podem ser pagos com cartão de crédito, Pix e criptomoedas. Outras séries serão lançadas gradualmente.
A NFT é a sigla em inglês para Non-Fungible Token, ou token não fungível. Trata-se de um item registrado em blockchain, o que garante sua autenticidade e torna esse item único, sem nenhum outro equivalente, como uma obra de arte.
Lá fora, especialmente nos Estados Unidos, as NFTs estão atraindo compradores de diversos produtos, de quadros a bebidas, vestuário e produtos esportivos de marcas importantes e luxuosas, inclusive como investimento – por serem produtos únicos, é esperado que no futuro tenham valorização de preços.
No mercado brasileiro as empresas ainda estão entrando no segmento de “maneira tímida” e, no setor automotivo local e global a Volkswagen é pioneira em plataforma de NFTs, afirma Fábio Rabelo, responsável pela área de Digitalização e Novos Modelos de Negócio da Volkswagen América Latina.
“Não se trata de um negócio (em termos financeiros), mas de trazer valor para a marca e atender clientes e fãs que, diariamente, nos pedem fotos e itens relacionados a nossos produtos”, diz. Segundo ele, nos 20 minutos de apresentação on-line da plataforma houve 2 mil acessos. Em uma hora foram vendidos 130 pacotes de “figurinhas”.
Leilão de cards únicos
Chamada de Digital Garage VW, a plataforma foi nascida e desenvolvida no País para a América Latina em parceira com a OnPercent, startup brasileira referência em blockchain, especializada em criação de NFTs e aplicação da tecnologia para rastreabilidade de produtos.
O foco são consumidores brasileiros e de outros países da região, mas como é aberta, pessoas de todo o mundo terão acesso aos cards colecionáveis. Os colecionadores poderão fazer trocas de peças repetidas na própria plataforma.
Rabelo informa que em breve a montadora lançará um leilão de cartões “únicos”. A criação dos desenhos está sob comando de José Carlos Pavone, chefe de Design da Volkswagen América Latina.
A empresa também pretende desenvolver, no futuro, ações combinadas entre o modelo físico de vendas e o digital, por exemplo, oferecer algum item para quem compra os cartões, ou o contrário.
Outras marcas do grupo, como Audi e Porsche também poderão participar da plataforma. Rabelo informa ainda que todos os cards são carbono neutro, por meio de créditos. (O Estado de S. Paulo/Cleide Silva)