Truck & Bus Builder América do Sul
A venda de veículos comerciais no Peru registrou resultados positivos entre janeiro e março deste ano, superando os volumes alcançados nos dois anos anteriores. Segundo a AAP (Associação Automotriz do Peru), foram comercializadas 3.988 unidades de caminhões, com elevação de 3,5% em relação às unidades do mesmo período de 2021(3.853 unidades) e 71,7% em comparação com o primeiro trimestre de 2020 (2.322 unidades).
Para o gerente de Estudos Econômicos da AAP, Alberto Morisaki, esse resultado representa o desempenho positivo de diversos setores econômicos que vem demandando a maior utilização de veículos, como mineração, agronegócio e construção civil, entre outros, graças ao levantamento de quase todas as limitações que foram ditadas quando começou a pandemia do covid-19, como a eliminação do toque de recolher no início deste ano.
No segmento do transporte de passageiros, a venda de micro-ônibus e ônibus encerrou o primeiro trimestre com 708 unidades vendidas e registrou crescimento de 29,2% em comparação com o volume vendido nos primeiros três meses de 2021 (548 unidades), demonstrando o início da recuperação. Em relação ao período pré-pandemia, o trimestre demonstrou queda de 8,8% em relação aos primeiros três meses de 2020 (776 unidades).
Na visão da AAP, o mercado está vivendo uma recuperação significativa face ao ano anterior devido ao fato de o setor dos transportes ter sido um dos mais atingidos pela pandemia, pelas limitações de capacidade e circulação que tiveram de enfrentar em 2020 e grande parte de 2021, bem como a lenta recuperação de atividades afins, como turismo e entretenimento. Graças ao menor número de restrições, essas atividades estão retomando, junto com o gradativo regresso ao trabalho presencial em muitos casos, apoiando a expansão deste setor durante os primeiros três meses de 2022. (Truck & Bus Builder América do Sul)