Chile mantém ascensão em vendas de caminhões, mas ônibus ainda caem

Truck & Bus Builder América do Sul

 

O mercado chileno de veículos comerciais registrou novamente no primeiro trimestre deste ano desempenhos distintos para os segmentos de caminhões e de ônibus. Em caminhões, o Chile registrou a venda acumulada no primeiro trimestre de 3.973 veículos, com aumento de 14,8% sobre as 3.462 unidades faturadas em igual período de 2021.

 

Em vendas mensais, o mercado alcançou em março a venda 1.407 caminhões, com aumento de 9,4% em comparação com o mesmo mês de 2021, quando comercializou 1.286 veículos.

 

A ANAC, Associação Nacional Automotriz do Chile, considerou que os resultados registrados foram positivos e demonstram a importância dos caminhões no transporte de produtos gerais, ajudando a assegurar no normal abastecimento e ao transporte de bens e serviços necessários para o normal funcionamento das atividades de todo o país, promovendo a recuperação econômica.

 

A marca líder do mercado de caminhões foi a Mercedes-Benz, que dominou a categoria pesada e também as vendas gerais com 521 veículos. A Hino liderou o segmento de veículos médios e a JAC foi a marca preferida entre as fabricantes de caminhões leves.

 

Segmento de ônibus cai 12,3% no período

 

O segmento de ônibus atingiu no trimestre o volume de 398 unidades, que representa queda de 12,3% em relação ao vendido no mesmo período do ano passado, com 454 unidades. Em vendas mensais, o segmento registrou em março 162 novas unidades, uma acima do mesmo mês do ano passado, com elevação de 0,6%.

 

Em relação ao desempenho do segmento de ônibus, a ANAC acredita em uma recuperação gradativa porque, apesar de o mercado chileno ter registrado queda no trimestre, o desempenho no mês de março foi praticamente igual ao de março de 2021. Também as novas entregas previstas para o período de abril a agosto, tanto de ônibus rodoviários para fretamento quanto de urbanos, para o sistema Red Metropolitana Movilidad, deverão acelerar essa recuperação.

 

A Mercedes-Benz liderou o segmento, com 148 unidades vendidas, seguida pela Scania, com 78, e pela Volvo, com 44 unidades.

 

Resumo do mercado

 

O mercado chileno apresentou os seguintes resultados em vendas de caminhões e ônibus realizadas no mês de março:

 

Caminhões

 

Vendas acumuladas realizadas no primeiro trimestre

 

Segmento leve

Marca – Vendas – %

 

1 – JAC – 136 – 28,4

2 – Hino – 87 – 18,2

3 – Foton – 86 – 18,0

4 – Fuso – 38 – 7,9

5 – Volkswagen – 37 – 7,7

6 – Sinotruk – 36 – 7,5

7 – Chevrolet – 25 – 5,2

8 – FAW – 15 – 3,1

9 – JMC – 15 – 3,1

10 – RAM – 2 – 0,4

 

Segmento médio

 

1 – Hino – 306 – 25,0

2 – Fuso – 200 – 16,4

3 – Hyundai – 189 – 15,5

4 – Volkswagen – 134 – 11,0

5 – Chevrolet – 109 – 8,9

6 – Foton – 65 – 5,3

7 – JAC – 59 – 4,8

8 – Dongfeng – 53 – 4,3

9 – Mercedes-Benz – 44 – 3,6

10 – Siotrk e JMC – 19 – 1,6

 

Segmento pesado

 

1 – Mercedes-Benz – 476 – 21,1

2 – Scania – 401 – 17,8

3 – Volvo – 266 – 11,8

4 – Volkswagen – 264 – 11,4

5 – Freightliner – 195 – 8,6

6 – Renault – 122 – 5,4

7 – Mack – 74 – 3,3

8 – Foton – 67 –  3,0

9 – JAC – 54 – 2,4

10 – DAF – 52 – 2,3

 

Vendas totais – Caminhões pesados

 

1 – Mercedes-Benz – 521 – 13,2

2 – Hino – 443 – 11,2

3 – Volkswagen – 435 – 11,0

4 – Scania – 401 – 10,1

5 – Volvo – 266 – 6,7

6 – JAC – 249 – 6,3

7 – Fuso – 240 – 6,1

8 – Foton – 218 – 5,5

9 – Hyundai – 201 – 5,1

10 – Freightliner – 195 – 4,9

 

Mercado de ônibus

Vendas acumuladas no trimestre

 

1 – Mercedes-Benz – 148 – 41,1

2 – Scania – 78 – 21,7

3 – Volvo – 44 – 12,2

4 – Yutong – 25 – 6,9

5 – Fuso – 18 – 5,0

6 – King Long – 15 – 4,2

7 – Higer – 12 – 3,3

8 – Hyundai – 8 – 2,2

9 – Chevrolet – 2 – 0,6

10 – Volkswagen – 2 – 0,6

(Truck & Bus Builder América do Sul)