Truck & Bus Builder América do Sul
O mercado chileno de veículos comerciais registrou novamente no primeiro trimestre deste ano desempenhos distintos para os segmentos de caminhões e de ônibus. Em caminhões, o Chile registrou a venda acumulada no primeiro trimestre de 3.973 veículos, com aumento de 14,8% sobre as 3.462 unidades faturadas em igual período de 2021.
Em vendas mensais, o mercado alcançou em março a venda 1.407 caminhões, com aumento de 9,4% em comparação com o mesmo mês de 2021, quando comercializou 1.286 veículos.
A ANAC, Associação Nacional Automotriz do Chile, considerou que os resultados registrados foram positivos e demonstram a importância dos caminhões no transporte de produtos gerais, ajudando a assegurar no normal abastecimento e ao transporte de bens e serviços necessários para o normal funcionamento das atividades de todo o país, promovendo a recuperação econômica.
A marca líder do mercado de caminhões foi a Mercedes-Benz, que dominou a categoria pesada e também as vendas gerais com 521 veículos. A Hino liderou o segmento de veículos médios e a JAC foi a marca preferida entre as fabricantes de caminhões leves.
Segmento de ônibus cai 12,3% no período
O segmento de ônibus atingiu no trimestre o volume de 398 unidades, que representa queda de 12,3% em relação ao vendido no mesmo período do ano passado, com 454 unidades. Em vendas mensais, o segmento registrou em março 162 novas unidades, uma acima do mesmo mês do ano passado, com elevação de 0,6%.
Em relação ao desempenho do segmento de ônibus, a ANAC acredita em uma recuperação gradativa porque, apesar de o mercado chileno ter registrado queda no trimestre, o desempenho no mês de março foi praticamente igual ao de março de 2021. Também as novas entregas previstas para o período de abril a agosto, tanto de ônibus rodoviários para fretamento quanto de urbanos, para o sistema Red Metropolitana Movilidad, deverão acelerar essa recuperação.
A Mercedes-Benz liderou o segmento, com 148 unidades vendidas, seguida pela Scania, com 78, e pela Volvo, com 44 unidades.
Resumo do mercado
O mercado chileno apresentou os seguintes resultados em vendas de caminhões e ônibus realizadas no mês de março:
Caminhões
Vendas acumuladas realizadas no primeiro trimestre
Segmento leve
Marca – Vendas – %
1 – JAC – 136 – 28,4
2 – Hino – 87 – 18,2
3 – Foton – 86 – 18,0
4 – Fuso – 38 – 7,9
5 – Volkswagen – 37 – 7,7
6 – Sinotruk – 36 – 7,5
7 – Chevrolet – 25 – 5,2
8 – FAW – 15 – 3,1
9 – JMC – 15 – 3,1
10 – RAM – 2 – 0,4
Segmento médio
1 – Hino – 306 – 25,0
2 – Fuso – 200 – 16,4
3 – Hyundai – 189 – 15,5
4 – Volkswagen – 134 – 11,0
5 – Chevrolet – 109 – 8,9
6 – Foton – 65 – 5,3
7 – JAC – 59 – 4,8
8 – Dongfeng – 53 – 4,3
9 – Mercedes-Benz – 44 – 3,6
10 – Siotrk e JMC – 19 – 1,6
Segmento pesado
1 – Mercedes-Benz – 476 – 21,1
2 – Scania – 401 – 17,8
3 – Volvo – 266 – 11,8
4 – Volkswagen – 264 – 11,4
5 – Freightliner – 195 – 8,6
6 – Renault – 122 – 5,4
7 – Mack – 74 – 3,3
8 – Foton – 67 – 3,0
9 – JAC – 54 – 2,4
10 – DAF – 52 – 2,3
Vendas totais – Caminhões pesados
1 – Mercedes-Benz – 521 – 13,2
2 – Hino – 443 – 11,2
3 – Volkswagen – 435 – 11,0
4 – Scania – 401 – 10,1
5 – Volvo – 266 – 6,7
6 – JAC – 249 – 6,3
7 – Fuso – 240 – 6,1
8 – Foton – 218 – 5,5
9 – Hyundai – 201 – 5,1
10 – Freightliner – 195 – 4,9
Mercado de ônibus
Vendas acumuladas no trimestre
1 – Mercedes-Benz – 148 – 41,1
2 – Scania – 78 – 21,7
3 – Volvo – 44 – 12,2
4 – Yutong – 25 – 6,9
5 – Fuso – 18 – 5,0
6 – King Long – 15 – 4,2
7 – Higer – 12 – 3,3
8 – Hyundai – 8 – 2,2
9 – Chevrolet – 2 – 0,6
10 – Volkswagen – 2 – 0,6
(Truck & Bus Builder América do Sul)