Truck & Bus Builder América do Sul
O mercado argentino de veículos comerciais (caminhões e ônibus) fechou o primeiro trimestre de 2022 estável em relação ao mesmo período de 2021. Segundo dados divulgados pela Associação de Distribuidores Automotivos da República Argentina (ACARA), foram comercializadas exatamente 3.673 unidades nos dois anos. Entre as marcas, a Mercedes-Benz antevê a liderança, com 1,584 unidades vendidas e crescimento de 7% (1.480 unidades no mesmo período de 2021) e 43,1% de participação de mercado.
Entre os modelos, o caminhão Iveco 170E também reforçou sua liderança com 389 unidades comercializadas de janeiro a março, com elevação de 62,1% sobre as 240 unidades vendidas no primeiro trimestre de 2021. Esse volume representa 10,8% de participação de mercado.
Apesar da liderança do Iveco 170E entre os modelos de caminhões, o Accelo 815, da Mercedes-Benz, ficou em segundo lugar e a marca alemã teve 13 modelos entre os 15 mais vendidos, registrando amplo domínio por possuir modelos para atender as mais diferentes necessidades dos transportadores argentinos.
A surpresa do mercado foi alcançada pela fabricante brasileira Agrale. A empresa, de forma positiva, manteve a quarta posição em vendas acumuladas no primeiro trimestre de 2022 com 282 unidades, 33% acima das 212 unidades vendidas em igual período de 2021, e o chassi de ônibus modelo MT 17.0 fechou o trimestre como o terceiro modelo mais vendido, com 145 unidades contra 72 unidades do primeiro trimestre de 2021 e crescimento de 101,4%.
Por outro lado, a Volkswagen, de forma negativa, registrou queda de 81,7% em relação ao primeiro trimestre do ano passado e vendeu apenas 85 unidades em comparação com as 485 comercializadas no mesmo período de 2021. Até o ano passado, a marca esteve sempre entre as mais vendidas do mercado argentino.
Vendas por modelos – Março 2022
Modelo – Quantidade – % de mercado
1 – Iveco 170E – 141 – 11,4
2 – Mercedes-Benz Accelo 815 – 59 – 4,8
3 – Agrale MT 15.0 – 43 – 3,5
4 – Mercedes-Benz Atego 1721 – 42 – 3,4
5 – Mercedes-Benz BMO 368 – 36 – 2,9
6 – Mercedes-Benz Accelo 1016 – 35 – 2,8
7 – Mercedes-Benz OF 1621 – 34 – 2,7
8 – Mercedes-Benz BMO 368 – 29 – 2,3
9 – Mercedes-Benz O500 – 28 – 2,3
10 – Mercedes-Benz Axor 2544 – 28 – 2,3
Venda acumuladas por marcas
Modelo 2022 – % – 2021 – % – Var. %
1 – Mercedes-Benz 1.584 – 42,1 – 1.480 40,3 – 7.0
2 – Iveco – 907 – 24,7 – 745 – 20,3 – 21,2
3 – Scania – 427 – 11,6 – 326 – 10,2 – 13,6
4 – Agrale – 282 – 7,7 – 212 – 5,8 – 33,0
5 – Volvo – 252 – 6,9 – 251 – 68 – 0,4
6 – Volkswagen – 85 – 2,3 – 465 – 12,7 – 81,7
7 – Scania (ônibus) 24 – 0,7 – 2 – 0,1 – 1.100
8 – Foton – 21 – 0,6 – 2 – 0,1 – 950,0
9 – Hino – 18 – 0,5 – 32 – 0,9 – -43,8
10 – Isuzu – 10 – 0,3 – 21 – 0,8 – -52,4
(Truck & Bus Builder América do Sul)