Volkswagen do Brasil lança Anuário de Sustentabilidade 2021

Coisas de Agora

 

A Volkswagen do Brasil acaba de lançar seu Anuário de Sustentabilidade 2021. A edição especial comemora os 10 anos desse importante documento dando transparência aos resultados da Volkswagen do Brasil em 2021 e às suas principais iniciativas com foco especial nas ações ESG – Ambiental, Social e de Governança.

 

“Convido todos a navegarem por esta edição especial que celebra os 10 anos do Anuário de Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil. Ele sintetiza nossos esforços no caminho da mobilidade sustentável, colocando a VW na vanguarda para a descarbonização e digitalização. Estamos cada vez mais inseridos no crescimento sustentável e no desenvolvimento responsável e em 2021 avançamos muito em nossa agenda estratégica ESG (Ambiental, Social e de Governança). Ótima leitura a todos!”, disse a diretora de Assuntos Corporativos, Relações com a Imprensa e Sustentabilidade da Volkswagen Priscilla Cortezze.

 

O Anuário destaca estratégias de descarbonização da Volkswagen como a Way to Zero (rumo à neutralidade de carbono em 2050) e a criação do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Biocombustíveis do Grupo Volkswagen, que terá sede no Brasil. Lembra parcerias firmadas em 2021 pela Volkswagen do Brasil com universidades, órgãos governamentais, empresas e fundos de investimentos, entre os quais Unicamp, BNDES, Raízen, Shell e o Fundo ESG XP para incentivar o uso de fontes renováveis de energia, contribuindo com a meta de neutralidade de carbono até 2050.

 

Em 2021, a Volkswagen do Brasil criou a diretoria de Sustentabilidade e reforçou ainda mais sua política de Diversidade & Inclusão dentro da empresa e junto a todos os seus públicos de relacionamento.

 

O Anuário destaca os investimentos de R$ 7 bilhões da Volkswagen na América Latina, de 2022 a 2026. Esse recurso fortalece a posição competitiva da marca na região em três pilares estratégicos: descarbonização, digitalização e desenvolvimento de novos veículos.

 

As páginas trazem ainda os destaques de produto da VW em 2021, como o lançamento com sucesso do SUVW Taos, referência em segurança, design, tecnologia e conforto. Com o Taos, a marca passa a oferecer a linha mais completa de SUVs do mercado.

 

Também foram apresentados no Brasil os Volkswagen 100% elétricos ID.3 e ID.4, modelos que estão conquistando o mercado internacional. Outro marco foi a apresentação no mercado europeu do VW Taigo, o novo SUV cupê totalmente baseado no VW Nivus brasileiro. O Taigo será o primeiro VW desenvolvido na América do Sul com fabricação e comercialização na Europa.

 

Conquistas ambientais

 

O Anuário 2021 relata diversas conquistas ambientais da Volkswagen do Brasil. No ano passado, suas fábricas Anchieta (em São Bernardo do Campo, SP), São Carlos (SP), Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) e o Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo (SP) reduziram juntas em aproximadamente 16% o consumo de água e em cerca de 90% a destinação de resíduos para aterro, por veículo produzido, em relação ao ano-base de 2010.

 

As fábricas de veículos Anchieta e São José dos Pinhais são aterro zero, ou seja, os resíduos são reciclados, incinerados ou vão para coprocessamento em cimenteiras, gerando energia térmica para a fabricação de cimento. Nas fábricas de Taubaté (veículos) e São Carlos (motores), 98% dos resíduos que iam para aterro, agora seguem para reciclagem ou reuso.

 

Esses resultados positivos somam-se a diversas outras iniciativas de melhoria ambiental e energética da Volkswagen do Brasil. Desde 2014, 1.202 novas ações ambientais foram implementadas pela VW nos processos produtivos alinhadas a programas globais da empresa como Zero Impact Factory, Think Blue. Factory e Way to Zero. Entre os resultados estão as reduções do consumo de energia elétrica em 21.524 MWh/ano (equivalente ao utilizado por 11.777 residências em um ano), do consumo de água em 128.496 m³/ano (6.424 caminhões-pipa de 20 mil litros) e das emissões de CO2 em 3.561 toneladas/ano (compensação de 24.927 árvores). (Coisas de Agora)