O Estado de S. Paulo
A Toyota vai investir R$ 50 milhões na fábrica de Indaiatuba (SP) para renovar o sedã Corolla, valor que inclui a aquisição de novas tecnologias para a produção. O anúncio ocorreu um dia após o governo de São Paulo lançar o programa Pró Veículo Verde, que vai liberar créditos de ICMS para montadoras que produzirem carros híbridos e eletrificados. A Toyota afirmou que o investimento foi decidido antes da confirmação do programa. Por isso, ainda avalia se o projeto pode ser beneficiado.
O investimento, segundo a empresa, visa a aumentar sua competitividade no mercado, ao manter uma operação moderna, produtiva e flexível.
Em 2019, a Toyota encerrou um ciclo de investimento de R$ 1 bilhão na unidade, o que permitiu a produção da 12.ª geração do Corolla nas versões a combustão e híbrida flex. O modelo é produzido no País desde 1998. O grupo também tem plantas em Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo, todas no Estado de São Paulo.
“A despeito do ambiente desafiador para o negócio no Brasil, por conta da falta de previsibilidade e distorções tributárias, apostamos em nossa estratégia de longo prazo, que visa um crescimento sustentável”, disse Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil. (O Estado de S. Paulo/Cleide Silva)