Volkswagen apresenta novidades para o Meteor

Blog do Caminhoneiro

 

O pesadão da Volkswagen Caminhões e Ônibus está recebendo mais uma novidade tecnológica, que trabalha para reduzir o consumo de combustível. Trata-se de um sistema de controle eletrônico que cruza dados do sistema de controle de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia mais eficiente, garantindo uma melhor performance na operação.

 

O sistema trabalha sozinho, sem que o motorista precise interferir de qualquer jeito. A inteligência artificial embarcada do veículo cuida de todo o processo, buscando informações topográficas e de carga para antecipar trocas de marcha, com uma capacidade de prever o comportamento até 2 quilômetros à frente na estrada, o que proporciona maior eficiência no consumo de combustível e conforto.

 

“Nossa tecnologia usa o georreferenciamento para agregar eficiência, disponibilidade, segurança e robustez à aplicação. O sistema com sensores e funções eletrônicas possibilita o gerenciamento adequado e automático da potência do motor, trocas de marcha e aproveitamento da inércia do veículo em função da topografia e da carga transportada”, esclarece Bruno Schonhorst, gerente de Marketing de Produto da VWCO.

 

O caminhão é equipado com motor MAN D26 e com a transmissão automatizada ZF TraXon, que processa informações em alta velocidade e dispõe de diversas outras soluções para tornar o veículo eficiente.

 

O Eco-roll aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada. Já o sensor de inclinação auxilia na manutenção da rotação adequada para melhor consumo de combustível. O modo manobra controla a velocidade e não permite a troca de marchas, proporcionando assim uma saída suave sem trancos.

 

A função kick down, por sua vez, faz com que, quando o motorista pisa fundo no acelerador, a transmissão reduz a marcha aumentando o giro do motor para obter melhor performance para ultrapassagem seguras. O VW Meteor também vem com o tradicional assistente de partida em rampa da montadora. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)