Montadora francesa Renault anuncia retorno de 3 dias à produção em Moscou

CNN Business Brasil

 

A montadora francesa Renault retomou a produção em sua fábrica de Moscou na segunda-feira (21). No entanto, o retorno durará apenas três dias, confirmou o porta-voz do grupo, Rie Yamane, à CNN na terça-feira (22).

 

“A Renault Rússia confirmou o reinício [da produção] na segunda-feira, mas apenas por três dias”, disse Yamane. Ela se recusou a fornecer mais detalhes quando a CNN perguntou por que a empresa está reiniciando sua produção por três dias.

 

Em 28 de fevereiro, a Renault interrompeu a produção após a invasão da Ucrânia pela Rússia, informou a BFMTV, afiliada francesa da CNN.

 

Com 482.264 carros vendidos em 2021, a Rússia foi o segundo mercado mais importante para a Renault, ficando atrás apenas da base da montadora na França em termos de volume de vendas, de acordo com os resultados de vendas do grupo em 2021.

 

A Renault é proprietária da grande montadora russa AvtoVAZ, cuja marca Lada representou quase 21% do mercado russo em 2021. Lada Vesta e Lada Granta foram os dois modelos de carros mais populares na Rússia em 2021, de acordo com os resultados financeiros de 2021 do Grupo Renault.

 

O preço das ações da Renault caiu mais de 26% desde que a Rússia lançou a invasão em 24 de fevereiro, segundo dados da bolsa de valores de Paris.

 

O Estado francês é o maior acionista individual da Renault, com 15,01% de participação no final de 2020, segundo dados do grupo.

 

O Ministério das Finanças da França recusou o pedido da CNN para comentar sobre a retomada da produção de carros da Renault em Moscou. (CNN Business Brasil)