Polícia Militar de Piracicaba (SP) recebe veículo elétrico da BYD

Diário do Transporte

 

A Polícia Militar de Piracicaba, interior de São Paulo, fará um teste de um carro elétrico no policiamento ostensivo da região por um período de 30 dias.

 

O modelo BYD e5 foi cedido pela fabricante BYD e tem autonomia de até 300km.

 

Entregue na semana passada, dia 22 de fevereiro de 2022, o carro será utilizado pelo 10º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) como apoio ao policiamento ostensivo e rádio patrulhamento, além do atendimento aos cidadãos em ocorrências.

 

O modelo sedã elétrico BYD e5 é comercializado exclusivamente para o segmento de frotistas (B2B).

 

Com motor de 217,5 cv e 31,6 mkgf de torque, as baterias de fosfato de ferro lítio têm capacidade de 47,5 kWh, que podem ser totalmente recarregadas em até 1h30min.

 

O teste com o sedã BYD e5 terá custo zero para os cofres públicos, e poderá ser renovado por mais 30 dias de comodato para a corporação, caso necessário.

 

O Diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD Brasil, Adalberto Maluf, afirmou que a parceria tem tudo para se concretizar. “As forças policiais foram pioneiras no mundo no uso dos veículos elétricos. Ficamos muito satisfeitos de ver a liderança da PM Piracicaba no Brasil”, disse.

 

Na rede social oficial do 10º BPM/I (Instagram: @decimobpmi), a equipe de comunicação social da Polícia Militar enalteceu a tecnologia elétrica da BYD para o patrulhamento ostensivo em Piracicaba.

 

“A iniciativa do comandante em solicitar esse tipo de viatura para a região de Piracicaba pauta-se na melhoria contínua e na sustentabilidade, uma vez que, entre os vários benefícios desta tecnologia estão: o consumo eficiente, custos menores na manutenção, desempenho superior quando comparado com veículos a combustão, sem contar que reduz a emissão de poluentes no meio ambiente”, informa a publicação.

 

A cerimônia de entrega oficial da viatura elétrica da BYD teve a presença do comandante do CPI-9, coronel Willians de Cerqueira Leite Martins; do tenente coronel Alexandre Luiz Bergamasco Pedro; da Comandante do 10º BPM/I major Silvia Andréia Mantoani e demais autoridades policiais da região.

 

A BYD chegou ao Brasil em 2015, com sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP).

 

Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.

 

Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)