Mercado de veículos leves caminha para pior fevereiro em 16 anos

AutoIndústria

 

As vendas de automóveis e comerciais leves seguem em queda acelerada. Nos primeiros 22 dias de fevereiro, os licenciamentos acumulados atingiram pouco mais de 97,6 mil, média diária de 6,1 mil unidades calculada para os 16 dias uteis. Em igual período do ano passado, que também contou com 16 dias úteis, foram negociadas 127,7 mil unidades, quase 8 mil por dia.

 

Mantido na última semana do mês esse índice de queda da ordem de 23%, o mercado brasileiro deve girar em torno de 122 mil veículos em fevereiro e estabelecer o pior resultado para o mês desde 2006, quando apenas 121,5 mil licenciamentos foram registrados.

 

Em 2021, já em plena pandemia da covid-19, 158,2 mil veículos chegaram às ruas no segundo mês do ano, um expressivo recuo de 18% sobre as 192,6 mil unidades emplacadas em 2020.

 

A Fiat manteve sua tranquila liderança nos primeiros 22 dias deste mês ao negociar 23,1 mil veículos. Ficou bem à frente da GM, segunda colocada, com 14,2 mil emplacamentos. A Toyota vendeu 10,9 mil automóveis e comerciais leves e apareceu na terceira posição, seguida bem de perto pela Hyundai (10,8 mil).

 

Destaque negativo foi a Volkswagen. Foram registrados somente 9,2 mil veículos da marca, 35% abaixo do resultado do mesmo período do ano passado, o que garantiu apenas a quinta colocação.

 

A Fiat Strada, veículo mais vendido no País em 2021, teve 6,7 mil unidades licenciadas e lidera o mercado em fevereiro. Chevrolet Onix (5,4 mil), Hyundai HB20 (5 mil) e Fiat Argro (3,9 mil) completam a lista dos cinco modelos mais negociados. (AutoIndústria/George Guimarães)