Localiza espera retomar vendas de veículos no 2º semestre

Diário do Comércio-MG

 

A Localiza registrou resultados recordes em 2021 e, para 2022, a expectativa também é positiva. A falta de carros novos no mercado, a valorização dos preços dos veículos e os juros elevados tendem a manter a demanda por carros de aluguel em alta, o que pode favorecer os negócios da empresa.  Além disso, é esperada maior regularização na entrega de carros novos, permitindo uma expansão maior da frota e recuperação das vendas.

 

“Temos contratos assinados que permitem volumes muito maiores de recebimento de veículos que no ano passado. Janeiro foi um mês bem difícil, com a Ômicron impactando as linhas de produção das montadoras. Fevereiro já foi melhor. Mas, até maio, ainda será difícil. Acreditamos que a partir do segundo semestre vamos ver melhora no recebimento”, explicou o diretor de Finanças da Localiza, Rodrigo Tavares.

 

A maior companhia de aluguel de veículos do Brasil encerrou o exercício de 2021 com lucro líquido de R$ 2,04 bilhões, 95% maior que em 2020. Alta também foi registrada na receita da divisão de aluguel de carros, que cresceu 39,8% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 4,3 bilhões. No ano, a empresa enfrentou dificuldades em adquirir veículos novos devido à falta de insumos para as montadoras, o que fez com que optasse pela redução das vendas e manutenção de veículos por mais tempo na frota.

 

A expectativa é de que haja certa normalização da oferta de veículos em 2022. Caso isso ocorra, a empresa deve retomar as vendas, que ficaram 51% menores no quarto trimestre de 2021.

 

O CEO da Localiza, Bruno Lasansky, explicou que, apesar da dificuldade em renovar a frota, a empresa encerrou 2021 com resultados expressivos.

 

“Em 2021, a Localiza alcançou resultados expressivos tanto no desempenho financeiro quanto na evolução das competências para a construção do futuro da mobilidade sustentável. Destacou a retomada do crescimento das divisões de aluguel de carros e de frotas, com receita de aluguel crescendo quase 40% frente a 2020, e patamar recorde de novos contratos na divisão de gestão de frotas, ainda não refletidos em carros alugados pelo atraso de entrega de carros novos”.

 

O crescimento de 95% no lucro líquido é atribuído às medidas adotadas pela Localiza para se adaptar ao mercado e minimizar os desafios, como a falta de veículos zero quilômetro.

 

“Em 2021, a disponibilidade de veículos novos continuou sendo impactada pelos desdobramentos da pandemia e pela falta de insumos, principalmente, semicondutores. Neste cenário, trabalhamos a precificação do aluguel, a utilização da frota e fomos muito diligentes na locação de capital, priorizando segmentos mais rentáveis, porém, sem deixar de cuidar dos relacionamentos valiosos e de longo prazo com clientes e parceiros”.

 

Ainda segundo Lasansky, ao longo de 2021, a Localiza precisou evoluir nos processos de manutenção para gerenciar os custos e manter os altos padrões de excelência mesmo com a frota com maior idade média.

 

Frota

 

A Localiza fechou 2021 com 289.796 carros, 18,5 mil veículos a mais que em 2020, um crescimento de 4,2%. Destaque para a expansão de 19,2% da frota da Localiza Gestão de Frotas, impulsionada principalmente pelo Localiza Meoo, solução de carro por assinatura da empresa. Esta divisão apresentou crescimento de 13% na receita líquida, comparada a 2020, e aumento de 7,2% no número de diárias, em relação ao ano anterior.

 

A receita líquida consolidada cresceu 5,8% em relação a 2020, chegando a R$ 10,9 bilhões, consequência dos resultados dos negócios de aluguel de carros e gestão de frotas, que cresceram juntos 33,2%. O Ebitda consolidado avançou 49,8% em relação ao ano anterior e o Ebit, 78,9% no mesmo período.

 

Em relação ao quarto trimestre de 2021, a Localiza aumentou em 10% o lucro líquido em comparação com o mesmo período de 2020, totalizando R$ 442,1 milhões. Impactada pelo menor ritmo de desmobilização de frota, a receita líquida consolidada retraiu em 8,3% em relação ao quarto trimestre de 2020.

 

As receitas dos negócios, contudo, apresentaram aumento de 30,5% na divisão de Aluguel de Carros e 17,2% na divisão de Gestão de Frotas. Foram, ainda, comprados no trimestre 34.060 carros. A Localiza encerrou o ano com 620 agências, distribuídas em cinco países da América do Sul. (Diário do Comércio-MG/Michelle Valverde)