Toyota exporta motores feitos no Brasil para a América do Norte

Revista Carro

 

A Toyota irá exportar motores fabricados em Porto Feliz (SP) para o mercado norte-americano, com início em setembro deste ano. Inicialmente, serão enviados 45.600 motores 2.0 por ano, contribuindo para a elevada demanda de veículos na região.

 

Para isso, a unidade passará a operar 24 horas por dia em algumas linhas, aumentando o quadro de colaboradores com 150 novos postos de trabalho diretos. Isso elevará a capacidade produtiva da planta das atuais 13 mil unidades por mês para quase 17 mil.

 

“Estamos iniciando um novo e importante ciclo nas operações de Porto Feliz. Com a exportação de motores para o mercado norte-americano, reforçamos nosso compromisso com o crescimento sustentável da Toyota, contribuindo para que o Brasil seja uma base sólida de exportações. Esse novo passo contribui para equilibrar a dificuldade de operação no Brasil, onde ainda lutamos por mais previsibilidade e melhores condições de negócios”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

 

Inicialmente, a fábrica de Porto Feliz recebeu investimentos de R$ 580 milhões visando tornar sua operação mais sustentável. Entre as ações estão reduzir a emissão de resíduos gerados, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e emissões de CO2, além de maximizar a reutilização das águas pluviais e a preservação da área de mata nativa.

 

Em 2018 houve um novo aporte de R$ 510 milhões para expansão e modernização das instalações, permitindo a produção motor 2.0L Dynamic Force, montado sobre a plataforma TNGA. No local, também são fabricados motores flex e a gasolina de 1.5 litro que equipam os modelos Yaris e Etios. (Revista Carro/Anamaria Rinaldi)