Blog do Ricardo Ribas
O BMW Protection, programa de blindagem oficial da marca alemã no Brasil, passa a contar com mais um modelo disponível com blindagem certificada. A novidade da vez é o Série 3, modelo premium mais vendido do Brasil em 2021, que está apto a receber a proteção balística em todas as versões 320i, além da plug-in híbrida 330e e a de altíssima performance M3. Além do Série 3, os SAVs X3 e X5 também estão aptos a receberem a blindagem certificada.
Duplamente brasileiro, o Série 3 é fabricado e blindado no Brasil. O programa é realizado em conjunto com a SBR Blindagens, respeita o nível de blindagem autorizado pelo Exército Brasileiro (NIJ-IIIA), e teve a solução validada pela Engenharia da BMW do Brasil. A blindagem custa R$ 95 mil, está disponível em toda a rede autorizada da BMW no Brasil, e mantém a garantia de fábrica de dois anos para o veículo.
A blindagem tem ainda garantia de três anos para a carroceria e cinco anos para os vidros.
Os testes de durabilidade, qualidade, desempenho e segurança foram conduzidos pela engenharia da BMW do Brasil, com participação da SBR Blindagens. Na ocasião, foram realizados centenas de disparos com munições .44 Magnum e 9mm. O teste balístico considerou disparos em ângulos de 45° e 90° visando simular os mais diferentes ataques para oferecer maior segurança aos ocupantes.
Além dos testes de resistência balística, o Série 3 passou por diversos testes de qualidade, durabilidade e dinâmica, incluindo o de dirigibilidade, em condições severas, simulando as mais diferentes situações em pista e vias urbanas. O BMW Protection emprega mantas de 12 e 15 camadas de aramida, aço balístico e polietileno, além da rastreabilidade e controle de todos os materiais pelo Exército, o projeto conta ainda com identificações a partir de um QR Code vinculado ao chassi do veículo. Os materiais usados incluem ainda vidros de 19mm, conferindo mais leveza à blindagem.
O projeto também levou em conta o peso bruto dos veículos, conservando as características presentes no Série 3. Não houve necessidade de intervenções no sistema de frenagem, uma vez que este já é desenvolvido para atuar em plena carga.
O processo de blindagem teve acompanhamento minucioso pela Engenharia da BMW do Brasil visando preservar a correta funcionalidade dos sistemas eletrônicas presentes nos veículos, tais como assistente de direção, frenagem de emergência, airbags, etc.
Dentre os equipamentos do Série 3, um dos destaques fica para o BMW Live Cockpit Professional, que oferece ao usuário informações e monitoramento da condução por intermédio de duas telas, sendo o display digital de 12,3” e o iDrive de 10,25”, além de interfaces disponíveis para operação por meio de controle de voz. Também acompanha a versão o Parking Assistant, que realiza manobras de estacionamento automático com máxima precisão, e o Reversing Assist, sistema que refaz em marcha a ré os últimos 50 metros percorridos pelo veículo — ideal para uso em vias estreitas para manobras.
Em termos de conectividade, o BMW ConnectedDrive fornece serviços como: Chamada de Emergência Inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, Concierge 24h, portais de notícias, clima e aplicativos, além de serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, localizar o veículo e enviar destinos direto ao sistema de navegação. Ainda é possível utilizar aplicativos de smartphones com a preparação para Apple CarPlay e Android Auto.
Há ainda o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), sistema testado e desenvolvido pelo time da engenharia da empresa no Brasil por meio de uma parceria com a equipe global, sediada na Alemanha, capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos sendo ativado por comando de voz com a frase Olá BMW, ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista.
Além disso, a funcionalidade também pode aprender os hábitos do motorista e adaptar suas funções, como por exemplo, abrir a janela quando o veículo se aproximar da cancela de entrada do estacionamento de um shopping. O modelo pode ainda se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto para receber atualizações remotas de software quando disponíveis.
Na sua sétima geração e com motor Flex Fuel, o BMW Série 3 tem produção nacional nas versões 320i GP, 320i Sport GP e 320i M Sport e em sete cores: Branco Alpino, Preto Safira, Cinza Mineral, Sunset Orange, Portimao Blue, Phytonic Blue e Prata Glacial. As versões plug-in híbrida 330e e a de altíssima performance M3 vêm importadas da Alemanha. (Blog do Ricardo Ribas)