AutoIndústria
O mercado de automóveis e comerciais leves novos continua fraco. Na primeira quinzena de fevereiro, foram negociadas apenas 66,5 mil unidades, resultado somente um pouco melhor do que o registrado em igual período de janeiro – o pior dos últimos 14 anos -, quando 61 mil veículos chegaram às ruas.
A média diária de vendas em fevereiro foi sofrível: 6.048 licenciamentos, queda expressiva de 19,3% em relação à primeira quinzena de fevereiro de 2021.
A Fiat vem se consolidando mais uma vez na liderança, mantendo distância gigantesca para as concorrentes mais diretas. A marca italiana fechou a quinzena com 17,4 mil unidades, que representam 26,2% de participação, quase o dobro da segunda colocada, a GM, que ficou com 14,7% e 9,8 mil emplacamentos.
O modelo mais vendido no período foi o Chevrolet Onix, embora a Fiat tenha colocado três veículos entre os quatro mais vendidos: Strada em segundo, Argo em terceiro e Mobi em quarto lugar. O Hyundai HB20 ficou na quinta posição.
A Volkswagen, tradicionalmente uma das três primeiras no ranking das vendas internas, despencou para o quinto lugar na quinzena, com apenas 6, 2 mil veículos e fatia de 9,6%. Foi ultrapassada pela Toyota, que assumiu a terceira posição ao vender 7,5 mil unidades e conquistar 11,3% do mercado, e também pela Hyundai (6,4 mil veículos). (AutoIndústria/Joel Leite)